Babosa:- Uma da plantas mais populares, regenerador de tecidos danificados

Babosa:- Uma da plantas mais populares, regenerador de tecidos danificados…

babosa_aloe_vera

Usos e propriedades:-

 

⇒ Emoliente ( amaciante da pele) em loções e cremes. ungüentos e xampus

⇒ Problemas relacionados com a pele (acne, queimaduras, psoríase, hanseníase etc)

⇒ poderoso regenerador e antioxidante natural.

⇒ Propriedades antibacteriana,cicatrizante, capacidade de reidratar o tecido capilar e fechar as cutículas dos cabelos ou dérmico danificados por uma queimadura, entre outras.

babossa_seiva babosa_nos_cabelos

⇒ Sobre uma queimadura ajuda rapidamente a retirar a dor, pelo seu efeito reidratante e calmante.

⇒ Excelente nutriente, com importantes proteínas, vitaminas e sais minerais.

⇒ Regular o trânsito intestinal, sendo muito utilizada para casos de intestino preso e baixa absorção de nutrientes.

⇒ Sumo fresco a aplicação externa é usada:- cicatrizar feridas – contusões e irritações

⇒ O extrato da babosa é usado internamente com tônico – purgativo e remédio para icterícia

 

 

 

 

 

Curiosidades:-

Babosa

Como ler uma caixa taxonómicaaloés
Aloe vera flower inset.png
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Asphodelaceae
Género: Aloe
Espécie: A. vera e A. succotrina
Nome binomial
Aloe vera

Aloe vera – MHNT

Aloe succotrina e Aloe vera são espécies de plantas conhecidas popularmente como babosa, gel natural e aloés. São nativas do norte de África. Encontram-se catalogadas mais de 200 espécies de Aloe. Deste universo, apenas 4 espécies são seguras para uso em seres humanos, dentre as quais destacam-se a Aloe arborensis e a Aloe barbadensis Miller, sendo esta última reconhecida como a espécie de maior concentração de nutrientes no gel da folha.

Índice

  • Etimologia
  • 2 Propriedades

Etimologia

“Aloés” vem do romano aloé, através do japonês aloes, que é o primitivo dealoe. “Babosa” vem do substantivo cordial “baboso”, numa referência à resinaproduzida pela planta. Aloe vera significa, traduzido do grego , “aloés verdadeiro”. Aloe vera (do italiano vera, “verdadeira”) ou aloés tem um aspecto de um cacto de cor verde, mas este pertence à família dos lírios. Esta planta por dentro tem um líquido derretido

Propriedades

O Aloe vera é uma planta utilizada para diversos fins medicinais há muitos anos. Geralmente, é utilizada para problemas relacionados com a pele (acne, queimaduras, psoríase, hanseníase etc). Pesquisadores encontraram relatos do uso desta planta entre civilizações antigas como os egípcios, gregos, chineses, macedônios, japoneses e mesmo citações na Bíbliadeixam claro que era comum o uso desta planta na antiguidade.

É um poderoso regenerador e antioxidante natural. A esta planta são reconhecidas propriedades antibacteriana,cicatrizante, capacidade de reidratar o tecido capilar e fechar as cutículas dos cabelos ou dérmico danificado por uma queimadura, entre outras.

A babosa aplicada sobre uma queimadura ajuda rapidamente a retirar a dor, pelo seu efeito reidratante e calmante. Pelo mesmo efeito reidratante lentamente irá reparando o tecido queimado, curando desta forma a queimadura.

A babosa tem o poder de reter água para se manter o tempo todo bem hidratada, mesmo sob o calor produzido pelo sol escaldante do deserto.

Aloe vera é um excelente nutriente, com importantes proteínas, vitaminas e sais minerais. Com sua constituição química, permite a penetração na pele e, assim leva importantes nutrientes para as células vivas.

Contém várias enzimas cujas atividades não são totalmente compreendidas.

  • A Aloe vera também pode ser utilizada para se regular o trânsito intestinal, sendo muito utilizada para casos de intestino preso e baixa absorção de nutrientes.
  • Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Babosa

 

 

Gostou deste artigo, deixe o seu comentário,

curta a fanpage,cadastre-se para

 receber novos Artigos e Receitas