CHANCLICHE

CHANCLICHE :- Tradicional queijo árabe.

chancliche


Chancliche

BY CHEF CARMEN JAMIL

Chancliche ē um tradicional queijo árabe. Muito nutritivo e de paladar bastante agradável, deve ser preparado unicamente com ricota. Compre a ricota pronta, mas, se desejar, faça-a em casa.

Ingredientes:-

  • 5 litros de coalhada fresca
  • 5 colheres (sopa) de sal
  • Pimentões vermelhos picados bem miúdos.
chancliche
CHANCLICHE

Modo de Preparo:-

do CHANCLICHE

Para fazer o Ariche:-

⇒ Junte um punhado de sal à coalhada e leve em uma panela, ao fogo brando. Mexa um pouco no inicio e depois no final quando começar a soltar o soro (liquido amarelo).

⇒ Retire do fogo e coa em um pano branco bem limpo e comprima com um peso até escorrer todo o liquido. Deixe no saquinho até o dia seguinte.

⇒ Então tire-o, prove o sal, acrescente o pimentão e amasse bastante. Faça bolas no tamanho de tangerina. Alise e deixe na sombra, para secar durante um dia. Não deixar secar em demasia.

⇒ Em seguida coloque as bolas em um pote de barro, tampe-o e envolva com um pano. Deixe para fermentar por 20 a 30 dias. Então lave as bolas e deixe a água escorrer e pincele com zatar, coloque em um pote de vidro feche e guarde em lugar fresco.

OBS:-

Conserva de Chancliche:-

⇒ Preparar como anteriormente mas não precisa deixar fechado em pote de barro. Faz se as bolinhas sem passar no zattar e colocar em vidro e cobrir com azeite e orégano. Ficam deliciosos. Fonte:- http://chefcarmenjamil.com.br/chanclich/

Curiosidades:-

CHANCLICHE

O Chancliche (em árabe: شنكليش ou شنغليش‎), também conhecido como shanklish, shanklees, sorke ou surke, é um tipo de queijo árabe feito com leite de vaca ou ovelha, original da Síria e do Líbano. É preparado em bolas de aproximadamente 6 centímetros de diâmetro e normalmente envolvidas em zaatar – um preparado de várias ervas, feito principalmente de tomilho, e que é popular na região – e depois deixado para secar. O chancliche também é vendido em bolas de tamanho menor ou, por vezes, sem qualquer forma.

O chancliche é normalmente comido amassado, misturado a tomate e cebola picados finos e azeite de oliva; também é comum acompanhá-lo com araq, a aguardente árabe.

No Brasil, especialmente na cidade de São Paulo, ele goza de relativa popularidade, graças à grande presença da comunidade sírio-libanesa na região. Ele é facilmente encontrado nas gôndolas dos supermercados, em sua versão industrializada, e nas diversas casas especializadas em comida árabe, na forma caseira. Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Chancliche

 

 

Gostou dessa receita e curiosidade, deixe o seu
comentário, curta a fanpage, compartilhe.

Carlos Freire – Editor

Deixe a sua Avaliação. Obrigado

 

Summary
recipe image
Recipe Name
CHANCLICHE
Published On

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado