ERVA DOCE

ERVA DOCE ASSADA (Funcho):- A Erva-doce geralmente é consumida crua, em saladas. Receita de Chá no Final.

erva-doce-assada

ERVA DOCE ASSADA (Funcho):-  A Erva-doce geralmente é consumida crua, em saladas.




Usos e Propriedades:-

⇒ Aliviar Flatulência

⇒ Dores das cólicas

⇒ Estimula a Lactação

⇒ Combate a Tontura

⇒ Náusea

⇒ Afecções Intestinais e Estomacais

Curiosidades:- Funcho

Funcho em flor.
Funcho em flor.

O funcho (ou erva-doce), uma umbelífera fortemente aromática comestível utilizada em culinária, em perfumaria e como aromatizante no fabrico de bebidas espirituosas e planta medicinal.

Cultura e Utilização:-

É frequentemente utilizada em pequenas quantidades na cozinha mediterrânica como planta aromatizante, particularmente os das variedades menos ricas em óleos essenciais, serem consumidos em fresco como parte de saladas.

Pode também ser incorporado em sopas, em particular sopas destinadas a serem consumidas frias. Um dos pratos típicos dos Açores é uma sopa de feijão e inhame com folhas e caules tenros de funcho.

É frequente o seu uso como aromatizante em molhos, conservas de vegetais, curtumes e outros preparados semelhantes. Usada em baixas concentrações dá um aroma e sabor discretos, semelhante ao mentolado, mas bastante mais suave e doce.

As sementes secas são utilizadas em chás e tisanas e como aromatizante em licores e bebidas alcoólicas destiladas (como a aquavit).

erva_doce_funcho
ERVA DOCE OU FUNCHO

ERVA DOCE OU  FUNCHO

As suas raízes são consideradas como tendo propriedades diuréticas, sendo por esta razão comercializadas pelas ervanárias. O chá de semente de funcho é utilizado para reduzir os gases intestinais, incluindo na primeira infância e em crianças lactentes.

Em perfumaria os óleos essenciais do funcho são utilizados para perfumar pastas dentífricas, champôs e sabonetes. Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Funcho

Como fazer o Chá

O chá de erva doce pode ser preparado facilmente:- Coloque um litro de água para ferver, depois, acrescente 3 colheres (de sopa) de sementes de erva doce secas. Desligue o fogo e deixe a mistura descansar por 5 minutos. Em seguida, coe e adoce se preferir (se está de dieta, tome sem o açúcar). O ideal é tomar, no máximo, 3 xícaras por dia. Fonte:- http://chabeneficios.com.br/cha-de-erva-doce-beneficios-para-saude/

X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X

ERVA-DOCE ASSADA

A erva-doce geralmente é consumida crua, em saladas. Com esta receita, você aprende a prepará-la assada com um tempero especial.

Tempo de preparo: Pá Pum
Serve: 2 porções

Ingredientes:-

⇒ 1 bulbo erva-doce
⇒ 1 dente de alho picado
⇒ 1 colher (sopa) azeite
⇒ 1 colher (sopa) suco de limão
⇒ 1/2 colher (chá) de sementes erva-doce
⇒ Sal e pimenta-do-reino a gosto

erva-doce-assada
ERVA-DOCE ASSADA

Modo de Preparo da ERVA-DOCE ASSADA:-

1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).

2. Lave muito bem a erva-doce sob água corrente. Corte-a em 6 tiras, no sentido do comprimento.

3. Coloque as tiras de erva-doce numa tigela e acrescente todos os ingredientes pedidos na receita. Misture bem e deixe repousar por cerca de 10 minutos.

4. Transfira as tiras para uma assadeira e leve ao forno preaquecido. Deixe assar por 20 minutos, virando as tiras a cada 5 minutos.

5. Retire a erva-doce do forno e sirva quente ou fria. Fonte:- http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=1283




Quer aprender ou se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-

⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

cursos

Culinários e Vida e Saúde

Gostou dessa receita e dessa curiosidade, deixe
o seu comentário, curta a fanpage, compartilhe.
Carlos Freire – Editor
Dê a sua avaliação (estrelinhas). Obrigado




Summary
recipe image
Recipe Name
ERVA DOCE ASSADA
Published On

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado