FRUTOS DO MAR

FRUTOS DO MAR:- O QUE SÃO, E QUAIS SÃO OS FRUTOS DO MAR. Conheça mais e veja mais de 10 receitas, CLICANDO NOS LINKS.

frutos-do-mar

FRUTOS DO MAR

Na culinária, FRUTOS DO MAR ou mariscos são animais com uma concha ou carapaça, como os crustáceos e moluscos, extraídos do mar ou de água doce, usados na alimentação humana. Apesar de não fazer parte da definição estrita, os peixes são normalmente incluídos nesta categoria.

FRUTOS DO MAR

Caranguejo Cozido

 

 

Bobó de Camarão sendo apreciado num restaurante do Rio de Janeiro

Caranguejo Cozido com molho de Tomate, Pimentão e Coentro

Prato com Percebes como Tira Gosto

Polvo à Espanhola

FRUTOS DO MAR no mercado central de Madrid

 

O peixe e os mariscos são apreciados em todo o mundo e fornecem importantes nutrientes, incluindo proteínas, vitaminas e minerais. No entanto, é necessário ter cuidado quando se compram estes ingredientes, uma vez que são perecíveis. As características organolépticas (as que são visíveis ao olho nu) são normalmente suficientes, tais como a firmeza da carne, as brânquias (em peixes inteiros) devem ser vermelhas e brilhantes, o cheiro deve ser o do pescado fresco. São alimentos exóticos!

O Brasil, com a sua grande costa marítima e enorme rede de águas interiores, tem uma grande variedade de pratos de FRUTOS DO MAR, peixes e mariscos. Abaixo, algumas preparações ou ingredientes típicos, com ligações para grande número de receitas:-

  • Vatapá – é um prato típico da culinária da Bahia; também é frequente no Amazonas, onde sofre alterações nos ingredientes; o seu preparo pode incluir pão molhado ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta-malagueta,amendoim, castanha de caju, leite de coco, azeite-de-dendê, cebola e tomate; além disso, leva camarões frescos inteiros, ou secos e moídos, peixe, bacalhau ou carne de frango, acompanhados de arroz.
  • Acarajé – é outro prato típico da Bahia e faz parte da comida ritual do candomblé; é uma massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frita em azeite-de-dendê; pode ser servido com pimenta, camarão seco, vatapá ou caruru .

FRUTOS DO MAR

  • Moqueca – é um guisado ou uma caldeirada de peixe e outros frutos do mar cozinhado em azeite com vários condimentos; na Bahia, a moqueca é engrossada com leite-de-coco;
  • Bobó – é mais um prato típico da Bahia, feito à base de caldo de aipim; pode levar camarão ou bacalhau (ou outros ingredientes), mas as diferentes variantes de bobó de camarão são as mais populares.
  • Abará – é um prato típico da Bahia e, como o acarajé, também faz parte da comida ritual do candomblé; os ingredientes são idênticos, mas o abará é cozido em banho-maria, dentro de folhas de bananeira.
  • Caruru – é igualmente um prato típico da Bahia, também parte da comida ritual do candomblé; é um guisado de quiabo, camarão seco, castanha de caju e amendoim moídos, refogado em azeite de dendê com cebola, alho e outros condimentos.
  • Camarão na moranga – para além das receitas mais tradicionais com camarão, a preparação do crustáceo dentro da abóbora-moranga com requeijão cremoso é popular no Brasil.
  • Siri – este é o nome dado no Brasil aos caranguejos-nadadores ou pelágicos, principalmente os do gênero Callinectes, muito apreciados na culinária litorânea.  O prato principal, com inúmeras variantes é a casquinha de siri, em que se recheia a carapaça com uma preparação feita com a carne do caranguejo; podem ser fritas ou assadas no forno. Outras receitas incluem o arroz de siri, bobó de siri, “muqueca” de siri, fritada de siri, sopa de siri e até pratos de “siri-fingido”, ou seja preparados com repolho ou polpa de caju.

FRUTOS DO MAR

  • Sururu Mytella charruana é um molusco bivalve, da família do mexilhão, presente na costa do nordeste do Brasil e popular na culinária dessa região;  muitas vezes cozinhado com leite-de-coco e dendê ou azeite, como caldo de sururu, servido em vinagrete, ou em fritada.
  • Fritada de bacalhau – esta é outra preparação que, sem se poder considerar tradicional, é popular no Brasil, como muitos outros pratos com bacalhau; tal como a fritada de sururu, esta preparação é feita no forno, com ovos, como afrittata italiana.
  • Piraíba – O Brachyplathystoma filamentosum é um peixe de água doce da família dos grandes bagres, da região amazônica da América do Sul, podendo atingir até 2,50 metros de comprimento e 300 quilogramas de peso; é de grande importância comercial, possuindo carne muito apreciada na culinária brasileira.
  • Tucunaré – são peixes de água doce do gênero Cichla, muito populares na pesca recreativa e na culinária do Brasil.

FRUTOS DO MAR

  • Pirarucu – o Arapaima gigas é um dos maiores peixes de água doce do Brasil; o bolinho de pirarucu é uma receita bem brasileira, que não se pode comparar com o tradicional bolinho de bacalhau português, apesar de ser feito com peixe seco, dessalgado e desfiado; o peixe é refogado, assim como um puré de macaxeira, com que se fazem bolinhos, se recheiam com o peixe e se fritam.
  • Surubim ou surubi – é o nome vulgar dum grupo de peixes-gato de água doce da América do Sul; a sua carne é muito apreciada, tendo várias receitas, entre as quais uma moqueca.
  • Tambaqui – o Colossoma macropomum é outro peixe de grandes dimensões das bacias do Amazonas e do Orinoco; o caldo de tambaqui é uma comida típica do norte, em que se assa o peixe no forno e depois se desfia e se cozinha com um refogado e tucupi. Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Fruto_do_mar




Quer aprender ou se especializar clique e conheça

⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

cursos

CULINÁRIOS e VIDA E SAÚDE

Gostou deste artigo, deixe o seu comentário,
curta a fanpage,comparilhe.

Carlos Freire – Editor

Dê a sua Avaliação. Obrigado.
Summary
recipe image
Recipe Name
FRUTOS DO MAR
Published On

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado