PÉ DE MOLEQUE TRADICIONAL

PÉ DE MOLEQUE TRADICIONAL:- Doce feito a partir da mistura de amendoim torrado com rapadura. Conheça um pouco sobre a história desse doce.

pe-de-moleque-com-rapadura
  PÉ DE MOLEQUE TRADICIONAL:- Doce feito a partir da mistura de Amendoim Torrado com rapadura.
 




PÉ DE MOLEQUE TRADICIONAL:- O Pé de Moleque é um doce típico da culinária brasileira.

Nome

Para não serem mais importunadas (quituteiras do passado), diziam aos meninos, para que pedissem, pois não precisavam furtar: “ – pede moleque!”.

Fabricação

A fabricação tradicional do doce se dá através da mistura de amendoins torrados e moídos. São posteriormente misturados a uma rapadura previamente derretida, com o cuidado de quebrar a garapa, que tem a dureza do açúcar cristalizado. Dai o nome antigo de “quebra queixo” ou “quebra dentes”, quando era fabricado artesanalmente, por vendedores ambulantes.

Pé de moleque industrializado.

Um pacote de chikki, como é conhecido o pé de moleque na Índia.

A mistura é lentamente batida em fogo brando até atingir o ponto prévio à quebra da chamada cristalização. Rapidamente a mistura deve ser distribuída sobre uma superfície lisa e fria de pedra. A utilização de um tacho de cobre é desejável. Depois de resfriado o doce adquire a consistência macia, que é característica do processo tradicional. Por incorporar o óleo do próprio amendoim macerado. Alguns grãos inteiros podem ser acrescentados à mistura, com o fim de quebrar a resistência do cristal, que costuma ficar muito duro. Próximo da dureza da pedra de açúcar de cana, muito duro.

fazendo-pe-de-moleque

Tal processo artesanal foi posteriormente substituído por outros similares, mais simples. Ao se misturar o açúcar derretido com os amendoins torrados de modo a obter um pé de moleque bastante crocante e não – rígido. Assim se pôde manufaturar o doce em maior escala mantendo um padrão industrial, e a satisfação do consumidor.

Pé de Moleque Tradicional

O pé de moleque é extremamente popular no Brasil. A cidade de Piranguinho no sul do estado de Minas Gerais, é famosa pela produção artesanal do tradicional pé de moleque mineiro. A qual tem como lema ser a capital nacional do pé de moleque.

Nas regiões sul e sudeste do Brasil, o pé de moleque é um doce bastante relacionado às culturas caipira “QUEBRA DENTES”.

Este pé de moleque é preparado com massa puba (massa de macaxeira que passou pelo processo de fermentação), açúcar, ovos, manteiga ou margarina, coco ralado e leite.

Após serem misturados todos os ingredientes, a massa é colocada em porções geralmente ao comprido e enrolada na folha verde da bananeira, e em seguida é assada no forno.

Finalmente, deve ser diferenciado de outros doces similares mas que não usam os mesmos ingredientes ou métodos tradicionais. Como a paçoca doce (que não é cozida), o gibi, o doce de leite com amendoim, o pé de moleque branco (que utiliza bicarbonato de sódio), etc. Artigo Completo emFonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9_de_moleque

Veja Receita de Pé de Moleque

Quer aprender ou se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-

⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

cursos

Culinários e Vida e Saúde

Gostou deste artigo, deixe o seu comentário,
curta a fanpage, Carlos Freire – Editor
Dê a sua avaliação (estrelinhas). Obrigado








Summary
recipe image
Recipe Name
PÉ DE MOLEQUE TRADICIONAL
Published On

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado