RECEITA ESPERA MARIDO

BOLINHO – RECEITA ESPERA MARIDO:- Delicioso Bolinho para Café ou Lanche !

bolinho-espera-marido

RECEITA ESPERA MARIDO:- Delicioso Bolinho para Café ou Lanche !




Alguém sabe a origem do pãozinho Espera Marido e porquê ele se chama assim?
Não sei o motivo, mas quando penso em Espera Marido, sempre me lembro da Cueca Virada. Dois nomes engraçados para dois tipos de pão que são fritos. E acho que a grande diferença entre eles, além do formato, é que o Espera Marido é banhado com uma calda de açúcar e depois passado no coco ralado, enquanto a Cueca Virada é polvilhada com açúcar e canela.
Bom, mas hoje a receita é de Espera Marido. E que Espera Marido, viu?! A massa fica super macia e leve. Fizemos a versão frita e também a assada. Sugiro que faça o mesmo aí na sua casa, pois, sinceramente, ninguém conseguiu dizer de qual gostou mais…

RECEITA ESPERA MARIDO – Ingredientes:-

Massa:-
⇒ 5 ovos
⇒ 2 xícaras de leite morninho
⇒ 2 xícaras de açúcar
⇒ 1/2 colher (chá) de sal
⇒ 1 1/2 colher (sopa) de fermento biológico fresco
⇒ Farinha de trigo até dar ponto (cerca de 1 kg)
Calda:-
⇒ 1 litro de água
⇒ 2 xícaras de açúcar
⇒ 200 g de coco ralado
bolinho-espera-marido
RECEITA ESPERA MARIDO – Receita do caderno de receitas de Hozana.



Modo de Preparo da RECEITA ESPERA MARIDO:-

Massa:-
1. Em uma bacia grande, misture os ovos, leite, açúcar e sal. Despedace o fermento sobre essa mistura e junte a farinha pouco a pouco, sempre mexendo com uma colher de pau ou mesmo com as mãos. Quando a massa estiver já um pouco consistente, passe-a para uma superfície enfarinhada e comece a sovar a massa. Preste muita atenção nessa etapa pois a massa NÃO deve ficar dura, mas sim bem macia e até fácil de grudar nas mãos. Cubra com um plástico e deixe descansar em um lugar livre de corrente de ar por cerca de 2 horas – dependendo da temperatura do dia. Quanto mais frio, mais lento será o crescimento e maior o tempo de espera.
 
2. Depois da massa já ter dobrado de tamanho, leve novamente para uma superfície levemente enfarinhada e retire todo o ar da massa dando soquinhos. Divida a massa em pequenas porções e faça rolinhos. Faça um nó com cada rolinho de maneira que fique como NESTA foto. Coloque em uma forma untada e deixe crescer por mais 50 minutos.
 
3. Aqueça uma boa quantidade de óleo em uma panela grande e frite os pãezinhos até dourar. Atenção a temperatura do óleo, que não deve estar nem muito quente para dourar por fora e ficar cru por dentro e nem muito frio, para não enxarcar o pão. Escorra em uma peneira, passe pela calda de açúcar e pelo coco ralado e sirva.
 
4. Se preferir, você pode assar os pãezinhos. Pré-aqueça o forno a 180˚C e depois de deixá-los crescer aqueles 50 minutos, asse por cerca de 40 minutos ou até adquirirem uma bonita cor dourada. Banhe cada pãozinho na calda de açúcar e depois passe no coco ralado.
Calda:-
⇒ Leve para ferver a água com açúcar até formar uma calda um pouco espessa. Pode utilizá-la ainda bem quentinha para banhar os pães.
 

Rende:- Cerca de 60 pãezinhos.

Espera Marido Frito

Espera Marido assado

Foto da esquerda: pãozinho frito; Foto da direita: pãozinho assado.
Fonte:- http://www.chocorango.com/2011/08/espera-marido.html
Quer aprender ou se especializar clique e conheça:-

⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

cursos

CULINÁRIOS e VIDA E SAÚDE
Gostou dessa receita e dessa curiosidade, deixe
o seu comentário, curta a fanpage, compartilhe.
Dê a sua avaliação (estrelinhas). Obrigado
Carlos Freire – Editor
Summary
recipe image
Recipe Name
RECEITA ESPERA MARIDO
Published On
Average Rating
31star1star1stargraygray Based on 6 Review(s)

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado