RECICLAGEM

RECICLAGEM:- Na época em que vivemos não é mais possível haver tantos desperdícios, em qualquer área ou situação.

Carrinho de compra

RECICLAGEM

Na época em que vivemos não é mais possível haver tantos desperdícios, em qualquer área ou situação.

 

Planeta Terra

VAMOS SALVAR O PLANETA TERRA

 

⇒ Estamos na era da RECICLAGEM, ECOLOGIA, ECOSISTEMA, etc...porque a mentalidade que se tinha é que tudo é eterno, nada iria se acabar:- ÁGUA,AR,TERRA, ALIMENTOS, etc .

⇒ Mas com tanta poluição em nossas águas, quer pela falta de saneamento básico ainda em muitas regiões, quer pelo descaso de grandes indústrias em desaguar resíduos líquidos e em alguns casos até sólidos, e pela consequente falta de fiscalização das prefeituras, nós e as indústrias continuamos poluindo rios e mares.

⇒ Leia-se esgoto residencial e industrial. Um exemplo  típico e nítido é vermos diária e lentamente a morte do rio Tietê.

Água - Rios e Cachoeiras

Água - Mares

 

⇒ Que bom seria se tivéssemos estas paisagens acima, livres desta cruel e brutal poluição.

⇒ A grande maioria da população sequer imagina o estado de nossas águas estando em locais como esses, mas quando as amostras são levadas à exames microscópicos, a verdade se revela; e hoje vemos placas e mais placas de áreas e praias proibidas para uso e até mesmo banho.

⇒ É muito triste ver o que NÓS, seres humanos temos feito com a nossa natureza nessas últimas décadas e até mesmo séculos.

⇒ Assim também acontece com o AR, veículos mal regulados e motores a diesel jogando toneladas de poluentes diariamente ao vento, contaminando a nossa atmosfera.

⇒ Em grandes metrópoles, como por exemplo São Paulo, é feito diariamente e até mais de uma vez ao dia, medições para averiguar a qualidade  do AR.

⇒ E a consequência de tanta poluição é que vemos tantos problemas respiratórios (bronquite, asma, rinite, etc.), acometendo toda a população destes grandes centros.

⇒ Consequência:- Postos, Ambulatórios, Consultórios e Prontos Socorros em geral lotados. Onde crianças e idosos geralmente são os mais atingidos.

Ar

AR puro hoje em dia é coisa rara, até mesmo um artigo de luxo praticamente, no qual o pessoal que vive e mora em áreas rurais (chácaras, sítios e fazendas), estes sim ainda continuam sendo os mais prestigiados.

 

⇒ Daí temos o nosso próximo item, TERRA; onde fazendas foram loteadas em sítios. Sítios foram loteados em chácaras. Chácaras loteadas em lotes, meio lote e por aí vai.

⇒ Por isso temos em nossa volta a tão falada Selva de Pedra, nos grandes centros o que se vê são aglomerados de edifícios, e para completar o êxodo rural e a migração da população sedenta de uma vida melhor para si e seus familiares, vem em grandes grupos aos grandes centros na expectativa de uma vida melhor.

Zona rural

 

⇒ O que acontece a seguir  é um efeito notório, falta de emprego, moradia, etc.; e vemos tantas favelas nascerem e crescerem e assim como as cidades, num todo, sem o devido planejamento, o caos se instala. Por isso vemos tantos movimentos serem disseminados por aí: Sem Teto, Sem Terra, etc.

 

Muito se tem falado e apesar disto é ainda muito pouco praticada a reciclagem como um todo. O que é mais divulgado é a reciclagem do lixo (plásticos, vidro, metal, etc.), que por sinal é de extrema importância, além de desafogar os lixões, tem criado muitos empregos diretos e indiretos.

⇒ Vemos desde pessoas simples, até cooperativas sendo criadas, onde praticamente 100% é reciclado e levado as indústrias para que sejam geradas novas matérias primas.

⇒ Mas tem também uma grande quantidade de lixo que é desperdiçado, é o Lixo Orgânico, e como se perde, como se esbanja.

⇒ Nas grandes feiras e atacadistas, tipo, CEAGESP,CEASA, que são grandes centros de compras, vemos uma enorme quantidade de lixo que são jogados fora, principalmente em se tratando de frutas e legumes, que por estarem um pouco amassados, pequenos pontos escuros, ou seja, produtos que não são bem vistos, não são comprados…portanto lixo.

⇒ Nós mesmos em casa, vamos comer batata, descascamos e a casca vai para o Lixo;  verduras e legumes, tiram-se as raízes e os talos, e vai para o Lixo.

⇒ E hoje em dia, com o Homem (ser humano) se preocupando cada vez mais com a sua própria alimentação, buscando-a cada vez mais saudável e nutritiva, ele se dá conta  que os verdadeiros nutrientes são encontradas nas cascas, folhas,  talos e raízes, e principalmente se forem ingeridos crus.

 

⇒ Por que quando limpamos, retirando as  cascas, etc., ou mesmo  preparando alimentos  cozidos, assados ou fritos, a maior parte das fibras e dos nutrientes são perdidos.

⇒ Por isso se recomenda que o que se possa ingerir cru é a maneira mais saudável, mas não sendo possível, recomendam-se pratos cozidos, onde a perda de nutrientes é bem menor do que quando comparamos com os alimentos fritos e assados.

⇒ E nessa linha de raciocínio é que surgiram vários grupos e associações que estão levando à população, uma nova maneira de se ver os alimentos, onde também o principio da reciclagem é levado muito a sério.

Sobras de alimentos, restos da limpeza dos mesmos, quase tudo pode ser  reaproveitável na própria cozinha.  E o que realmente não for possível ainda ser usado na cozinha, ainda pode ter um outro destino, que não seja o lixo.

 

⇒ Sim antes do lixo ainda temos uma última finalidade para o lixo orgânico, A COMPOSTAGEM, onde essas sobras misturadas a terra e a outros ingredientes, que talvez possamos explorar em outro artigo, sim o que teria como destino final o lixo agora com os devidos preparos, voltam à terra como adubo orgânico obtido assim pelo processo da compostagem.

 

⇒ Para aqueles que como eu, mesmo sem espaço, gostam de cultivar as suas próprias saladas, (tenho tomate, pimentão, cenoura, rabanete, couve, alface, rúcula ), e ainda os próprios temperos tenho: (orégano, salsinha, cebolinha, manjerona, manjericão, 2 tipos de pimentas), tudo plantado em garrafas pet, por falta de espaço e principalmente  pela falta do principal ingrediente, a Terra.

⇒ O que nos remete a mensagem principal que é a Reciclagem como um todo, onde os alimentos são muito importantes. Com isso várias ideias são divulgadas em como reaproveitar e o que fazer com as sobras desses alimentos, o que nos remete ao título deste artigo.

Como usar sobras de alimentos e assim evitar desperdícios.

Um desses grupos que abraçaram a causa é o SESC, divulgando o Mesa Brasil, então vamos as suas dicas.

Carlos Freire

 

 

Como Evitar o Desperdício

 

Receitas com reaproveitamento integral dos alimentos:-
Salgados
Doces
Sucos


⇒ COMPRAR BEM:-
preferir legumes, hortaliças e frutas da época.

⇒ CONSERVAR BEM:- armazenar em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento.

⇒ PREPARAR BEM:- lavar bem os alimentos, não retirar cascas grossas e preparar apenas a quantidade necessária para a refeição de sua família.

Aproveitar sobras e aparas, desde que mantidas em condições seguras até o preparo:

* Carne assada: croquete, omelete, tortas, recheios etc.;

* carne molda: croquete, recheio de panqueca e bolo salgado;

* Arroz: bolinho, arroz de forno, risotos;

* Macarrão: salada ou misturado com ovos batidos;

* Hortaliças: farofa, panquecas, sopas, purês;

* Peixes e frango: suflê, risoto, bolo salgado;

* Aparas de carne: molhos, sopas, croquetes e recheios;

* Feijão: tutu, fejtão tropeiro, virado e bolinhos;

* Pão: pudim, torradas, farinha de rosca, rabanada;

* Frutas maduras: doces, bolo, sucos, vitaminas, geleia;

* Leite talhado: doce de leite.

Alimentos que podem ser aproveitados integralmente:

* Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete;

* Cascas de: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga, abóbora;

* Talos de: couve-flor, brócolis, beterraba;

* Entrecascas de melancia, maracujá;

* Sementes de: abóbora, melão, jaca;

* Nata;

* Pão amanhecido;

* Pés e pescoço de galinha;

* Tutano de boi.

Fonte: Mesa Brasil Sesc – Segurança Alimentar e Nutricional -http://www.sesc.com.br/mesabrasil/cartilhas/cartilha7.pdf

          

⇒ Então pessoal, não vamos ficar parados esperando que os nossos governantes resolvam todos os problemas que a nossa própria geração tem criado ao longo dos tempos.

⇒ Vamos descruzar  os braços e tomar uma atitude, eu, você, seu vizinho, seu bairro, seus amigos, sua cidade, e  por aí vai. Mas se não dermos o primeiro passo nada acontecerá, nada mudará.

⇒ Sim, então vamos por as mãos na consciência, pararmos e pensarmos  que futuro nossos filhos e netos terão, se nada for feito hoje, por mim e você, isso mesmo, eu e você podemos divulgar essas ideias, e a partir daí podemos sonhar  com um mundo melhor e mais feliz para as gerações que estão por vir.

 

Reciclagem o amanhã do nosso Futuro!!! 
Carlos Freire

 

 

Gostou deste artigo, deixe o seu
comentário,curta a fanpage,
Carlos Freire – Editor