SALADA DE BATATA

SALADA DE BATATA:- É um dos acompanhamentos mais populares em vários países

salada-de -batata

SALADA DE BATATA

Conheça mais sobre a importância desta salada

A salada de Batata                      (“Kartoffelsalat” na Alemanha ou “Erdäpfelsalat”, na Áustria) é um dos acompanhamentos mais populares em vários países. É uma salada composta por batatas cozidas, acompanhadas por diversos ingredientes. Possui denominações diferentes, dependendo da zona onde se consuma ou confeccione. Por exemplo, na região do Ruhr, denomina-se Erpelschlut. A tradução do nome em Alemão Kartoffelsalat significa literalmente “salada de batata”.

salada-de -batata
SALADA DE BATATA

 

Índice

  • 1 Composição
    • 1 Batatas
  • 2 Preparação
    • 1 Com vinagre e óleo vegetal
    • 2 Com maionese
  • 3 Utilização

Composição – Batatas

A preparação da salada começa pela cozedura das batatas (na Alemanha, existem diversas variedades, como por exemplo Bamberger HörnchenCilenaHansaLaura, Kipfler ou Sieglinde). As variedades mais adequadas são as que mantêm a forma após a cozedura, não se desfazendo. Na cozinha alemã, estas são designadas por festkochend, podendo ser misturadas com outros ingredientes sem perderem a forma.

As batatas podem ser cortadas em rodelas e cozidas em seguida. Existem variedades que se cozem com pele, sendo descascadas em seguida.

Preparação

Kartoffelsalat com maionese.

A preparação e os ingredientes da salada de batatas varia consideravelmente entre regiões, apesar de se manter a batata como ingrediente principal. Não existe uma receita única que unifique a confecção, mas pode dizer-se que existem dois tipos de variantes:“com vinagre e óleo vegetal” e “com maionese.

Com vinagre e óleo vegetal

As batatas cozidas simples, sem maionese, podem encontrar-se nas saladas do sul da Alemanha, da Áustria e até da Croácia. Estas variantes são preparadas com uma espécie de molho vinagrete, à base de uma mistura de vinagre e óleo vegetal. Adicionam-se cebolas picadas, tiras de toucinho e cubos de pepino. O molho vinagrete é vertido sobre as batatas logo após estas acabarem de cozer. A salada pode ser consumida quente ou fria, conforme o gosto. Numa parte da região austríaca da Estíria, é possível encontrar erdäpfelsalat confeccionada com óleo de semente de abóbora.

Com MAIONESE

Nas restantes regiões da Alemanha, é possível encontrar a salada de batata confeccionada com maionese. Também é possível usar iogurte ou natas. A salada com maionese pode normalmente ser também composta por pepino de conserva cortado em pequenos pedaços, maçã e pedacinhos de ovo cozido. É possível adicionar ainda restos de carne assada, arenque, salsichas e ervas aromáticas, como por exemplo o endro.

 

Utilização

A salada kartoffelsalat é um acompanhamento bastante versátil, para diversos pratos. Existem numerosas receitas familiares antigas, que foram usadas durante muitos anos e passadas de geração em geração. Alimentos tão distintos como salsichas, costeletas ou peixe assado são acompanhados frequentemente por kartoffelsalat. É também um acompanhamento clássico do prato austríaco Wiener Schnitzel. É ainda uma salada popular para festas. Em casa de muitas famílias alemãs, é comum consumir a salada de batata na ceia da véspera de Natal, com salsicha bratwurst.

Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Salada_de_batata

Quer aprender ou se especializar clique e conheça

⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

cursos

Culinários e Vida e Saúde

 

 

Gostou dessa receita e dessa curiosidade, deixe
o seu comentário, curta a fanpage, compartilhe.

Carlos Freire – Editor

Dê a sua avaliação. Obrigado




Summary
recipe image
Recipe Name
SALADA DE BATATA
Published On

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado