SALVIA

SALVIA, SALVA OU SÁLVIA:- Aparece com frequência na cozinha italiana. Usada como condimento e fins medicinais

salvia

A SALVIA divinorum:- é uma espécie Sálvia.
SALVIA, SALVA OU SÁLVIA

SALVIA:- Usada como Condimento  e Fins Medicinais

A sálvia aparece com frequência na cozinha italiana e, em menor escala, na cozinha provençal do sul da França.

“É um ingrediente essencial na Saltimbocca Romana, o escalope de vitela com presunto de Parma”, lembra o chef Erik Nano da Prima Bruschetteria (RJ).

Apesar de atualmente ser encontrada mais facilmente em feiras livres e alguns supermercados, a sálvia ainda não é uma erva comum entre os brasileiros.

“Além das áreas de maior influência italiana, como São Paulo ou na região sul, ela é praticamente desconhecida”, explica Nano.

“Como não é uma erva muito popular, quem prova o prato nem sempre consegue identificá-la. Mas sabe que ali há algum ingrediente que confere muito mais complexidade de sabor ao prato.”

Característica: De folhas longas e aveludadas, a sálvia tem um sabor forte mas ao mesmo tempo refrescante, que se assemelha levemente ao alecrim. 

salvia
SALVIA, SALVA OU SÁLVIA

Como usar: “Preferimos usá-la sempre fresca, já que a sálvia seca perde praticamente todo o seu aroma”, diz Nano. Basta adicioná-la à comida, seja no início do preparo, no final, ou um pouco nos dois momentos.

Desse modo, ela sempre liberará o máximo de seu aroma e sabor.  “Também não podemos cortá-la muito antes de usar para que não escureça e perca suas características.

Em geral, a sálvia libera o máximo de sabor e aroma quando aliada a um tipo de óleo ou gordura,como azeite e manteiga.

E como todo risoto leva um bocado de manteiga, ela fica perfeita nessa preparação.

” Se precisar congelar, use o mesmo método de cubos de gelo para o estragão.

Combinações clássicas:-

Carne de porco, vitela, frango, pato, ganso, peru, grãos, ovos e marinadas.

“A sálvia também combina muito bem com queijos, sobretudo os bem salgados e ácidos, como o grana padano, o pecorino e os queijos de cabra frescos.

Dos legumes, a combinação de abóbora e sálvia é um clássico italiano”, recomenda Nano.
Manteiga e sálvia também são acompanhamentos ideais para massas recheadas, quando não se deseja mascarar o sabor dos recheios.

“Basta derreter um pouco de manteiga junto com algumas folhas inteiras de sálvia e quando a massa estiver pronta, misturá-la a essa manteiga e um pouco da água de cozimento. É simples, mas delicioso.”

Para aromatizar um azeite com sálvia, o chef aconselha colocar algumas folhas dentro do azeite e aquecê-lo bem levemente (cerca de 50º C). Depois deixe o azeite esfriar e passe para uma garrafa. Fonte:- http://comidasebebidas.uol.com.br/noticias/redacao/2013/04/17/chefs-dao-dicas-e-ensinam-receitas-com-coentro-dill-estragao-e-salvia.htm

X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X

SALVIA:- Usada como Condimento  e Fins Medicinais
salvia
SALVIA, SALVA OU SÁLVIA

 Usos e propriedades:-

⇒ Calmante⇒ Regulador de funções digestivas⇒ Anti-sudorífico⇒ Anti-séptico⇒ Cicatrizante⇒ Estimulante⇒ Sanear os armários⇒ Proteger as roupas⇒ Aromatizante dos alimentos na cozinha

Também cura desordens no pulmão, e a sinusite. Para essas condições, esmague o equivalente a uma mão cheia de folhas frescas, coloque para ferver em um litro de água, e faça a inalação do vapor.

O chá quente de sálvia também combate o sarampo, a angina e a tuberculose.

É recomendado para atenuar os suores noturnos, causados pela menopausa, combate a insônia, sudorese, tontura e palpitações.

O chá de sálvia promove uma verdadeira limpeza na vias respiratórias, impede a formação de pedras nos rins, e dissolve o resíduos que provocam o ácido úrico.

PS:- Por conter a mesma substância tóxica do Absinto, o seu uso não é aconselhado para pessoas irascíveis (raiva espontânea), e hipertensas.

OBS:- Não é recomendado para mulheres que estejam amamentando, evitar o contato com o ferro. Fonte:- Segredos e Virtudes das  Plantas Medicinais. Seleções do READER’S DIGEST

Consulte sempre o médico

Quer aprender ou se especializar clique e saiba mais

⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

cursos

Culinários e Vida e Saúde

 

 

Gostou deste artigo, deixe o seu
comentário, curta a fanpage,
Carlos Freire – Editor
Dê a sua avaliação. Obrigado




Summary
recipe image
Recipe Name
SALVIA:- Usada como Condimento e Fins Medicinais
Published On

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado