TOMATE

TOMATE:- Tomate não é legume. Tomate é fruta, caramba o meu mundo caiu…

Tomate 1

 

TOMATE: Legume ou fruta…???

A HISTÓRIA DO TOMATE

Eu me lembro claramente do dia em que me contaram na escola que tomate não era legume. Meu mundo caiu. Até aquele dia, eu sempre pensei que tomate ficasse na seção de legumes da venda, feira e mercado, só podia ser legume.
Mas não, era fruta e eu tive que ler isso com meus próprios olhos no livro de ciências para poder aceitar aquele fato trágico. Eu me senti um completo ignorante ao descobrir aquilo, e caí na real que sabia muito pouco sobre as coisas que eu comia.

De um certo modo, nós sabemos muito pouco sobre os alimentos que ingerimos. Pouca gente sabe, por exemplo, que o tomate apesar de ser fruta – é um dos vegetais mais consumidos em todo o mundo. Mas você sabe dizer de onde veio o tomate? Ele sempre esteve por aí? Não. O tomate tem uma história bem curiosa e  é isso que eu pretendo contar aqui neste post.

Curiosamente, a batata acredite se quiser! – faz parte da família do tomate. Não só ela, como a pimenta, a berinjela e o pimentão. (eu esperava que o chuchu também fosse, mas este não sei se é.

Tomate Cereja

Quando os tomates chegaram ao Velho mundo, ainda não se sabia o que fazer com eles, uma vez que eram muito ácidos para comer como fruta. Foi aí que um chef da corte espanhola, chamado Antonio Latine resolveu usar o fruto misturando tomates, cebolas e óleo de oliva para criar um molho. Estava criado o primeiro molho de tomate e daí em diante a popularização do fruto cresceu exponencialmente.

Molho-tomate

Mas vergonha mesmo é quando nos damos conta que o nosso Brasil, tão rico e propício para o plantio de alimentos, não só é um péssimo exportador (praticamente não exporta) como precisa importar molho de tomate para atender a demanda interna. 

Explicar por que o Brasil não é o maior exportador no mundo é simples.  As razões para essa baixa inserção no mercado internacional são: alto custo do produto nacional, grande distância dos principais países consumidores e barreiras ao comércio externo. Os custos são altos em função de impostos, dificuldades em obtenção de créditos agrícolas, falta de especialização e profissionalização, e alto custo da fruta, uma vez que mesmo com todos os avanços obtidos na produtividade do tomate na última década, o tomate nacional custa O DOBRO do tomate chinês e norte americano.

Atualmente, o maior fabricante de molho de tomate é a Itália.  Outro fator que ajudou a popularizar e expandir o tomate, foi o sistema de fast-food que atingiu todo o mundo.

Podemos observar que praticamente a maior parte dos sanduíches contém o fruto. Além disso, se considerarmos o uso em molho especial+ketchup somado ao molho de pizza e tudo mais, entenderemos por que são consumidos anualmente 700 mil toneladas! O tomate só é superado pela batata em termos de consumo e plantio mundiais. Dá pra entender quando vemos que cada sanduba do Mc Donald´s vem acompanhado de batata frita, e com 25 centavos você duplica o tamanho da batata!

Também foi detectada a presença de metamidofós no tomate de mesa, ainda que em teores que não ultrapassaram os limites aceitáveis para a alimentação. Esse agrotóxico é autorizado apenas para a cultura industrial (plantio rasteiro), que permite aplicação por via área, trator ou pivô central, evitando assim a possibilidade de intoxicação do trabalhador rural.

Plantação de Tomates

 

 

 

Plantação de Tomates.1jpg

Pelo que eu pesquisei, não é possível determinar uma correlação direta entre o consumo  cheio de agrotóxico com doenças ainda, mas sabe-se que este é um mal silencioso e que coma exposição aos defensivos ao longo do tempo, é praticamente certo que teremos efeitos sobre nosso organismo, como o câncer. Segundo a ANVISA, os produtos tóxicos encontrados no tomate e outras hortaliças são bem conhecidos pela neurotoxidade e riscos de desregulação endócrina e toxicidade reprodutiva.Assim sendo, prefira tomates orgânicos, plantados sem agrotóxico. Eles são mais caros, mas não tem veneno.

A Embrapa Solos, conseguiu pela primeira vez, produzir sem resíduo de agrotóxico. E o fato histórico aconteceu em São José de Ubá (região noroeste do estado do Rio de Janeiro). As análises, feitas pela  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), provaram “na ponta do lápis” a pureza do tomate.

Além disso, uma boa ideia é fazer sua própria horta em casa.

Tomate preto – Já ouviu falar?

Tomate Preto

Ele foi desenvolvido através de cruzamentos e seleções genéticas naturais por cientistas italianos. A fruta se chama Sun Black.

A sua cor se deve à presença de substâncias chamadas antocianos na casca: são pigmentos, presentes em outras frutas escuras como as uvas pretas e berinjela, que desenvolvem, uma ação de contraste com os radicais livres. Atualmente no seu segundo ano de colheita, o Sun Black está prometendo ser um sucesso de mercado. Artigo completo em…

Fonte:- http://www.mundogump.com.br/a-historia-curiosa-do-tomate/#ixzz15NxqkdyU

Quer aprender ou se especializar clique e conheça

⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

cursos

Culinários e Vida e Saúde

 

Gostou deste artigo, deixe o seu
comentário,curta a fanpage,

Carlos Freire – Editor

Dê a sua avaliação. Obrigado




Summary
recipe image
Recipe Name
TOMATE
Published On
Average Rating
41star1star1star1stargray Based on 5 Review(s)

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado