TRIGO

TRIGO:- É uma gramínea cultivada em todo o mundo. Globalmente, é a segunda maior cultura de cereais, a seguir ao milho; a terceira é o arroz…

campo_de_trigo

TRIGO

trigo  é uma gramínea cultivada em todo o mundo. Globalmente, é a segunda maior cultura de cereais, a seguir ao milho; a terceira é o arroz.

Trigo

 

O grão é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão, na alimentação dos animais domésticos e como ingrediente no fabrico de cerveja. É também plantado estritamente como forragem para animais domésticos, como o feno.

Foi primeiramente cultivado no Crescente Fértil, no Médio Oriente. Os arqueólogos demonstraram que o cultivo do mesmo é originário da Síria, Jordânia,Turquia e Iraque.

Saco de Trigo

Espécies mais comuns

  • Trigo Comum– (T.. aestivum) Uma espécie hexaploide que é a mais cultivada no mundo.
  • Triticum monococcum– Uma espécie diploide com variedades selvagens e domesticadas. Foi uma das primeiras espécies cultivadas, mas raramente utilizada atualmente.
  • Farro– ( T.turgidum var. dicoccum) Uma espécie tetraploide com variedades selvagens e domesticadas. Cultivada em tempos antigos, mas pouco atualmente. É de farro que vem a palavra farinha.
  • Trigo duro– ( turgidum var. durum) A única variedade tetraploide largamente usada hoje.
  • Kamut®– ( T.turgidum var. polonicum) Uma variedade tetraploide cultivada em pequenas quantidades, mas extensivamente comercializada. Originária do Médio Oriente
  • Espelta– (T. spelta) Outra espécie hexaploide cultivada em pequenas quantidades.

Cultivares

Os cultivares de trigo são classificados segundo a estação do ano em que crescem (trigo de inverno ou trigo da primavera) e pelo conteúdo em glúten (trigo duro elevado conteúdo em glúten ) ou trigo macio (elevado conteúdo em amido).

Espiga de Trigo

Moagem

Denomina-se moagem o processo de retirada do endosperma ou farinha do grão.

Para podermos separar o endosperma de casca ou farelo, o grão deve ser submetido à uma umidificação seguida de um repouso, o qual é determinado pela dureza do grão.

Esse repouso faz com que o farelo se torne flexível e friável, possibilitando assim a retirada da farinha, que fica agregada ao mesmo.

Para separar o endosperma da casca podem ser utilizados rolos de moagem em bancos de cilindros, seguidos de uma peneiração em peneiradores planos ou plansifters.

Durante a primeiras passagens pelos rolos raiados, temos a geração de sêmolas, ou partículas de endosperma, que variam de 200 a 1000 mícrons de tamanho; abaixo dessa escala, já pode ser classificado como farinha e, acima, retorna novamente ao banco de cilindro para posterior moagem, seguida de peneiração. Assim sucessivamente, até que se retire todo o endosperma agregado ao farelo.

Contra-indicações

O trigo, assim como o malte, a cevada, a aveia e o centeio, contêm glúten na sua composição, desta forma, não deve ser consumido por pessoas com intolerância ao glúten.

Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Trigo

Quer aprender ou se especializar clique e conheça:-

⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

cursos

CULINÁRIOS e VIDA E SAÚDE

 

Gostou deste artigo, deixe o seu comentário,
curta a fanpage,compartilhe.

Carlos Freire – Editor

Deixe a sua Avaliação. Obrigado




Summary
recipe image
Recipe Name
TRIGO
Published On

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado