URUCUM

URUCUM, URUCU OU COLORAU – BY:- Carlos Freire! Muito usado como tempero. Conheça e aprenda como fazer Colorau…

urucum-a
URUCUM, URUCU OU COLORAU – BY:- Carlos Freire !!!




⇒ Resolvi escrever esse artigo, primeiro porque é um “tempero” que usamos muito, mas que é largamente conhecido como colorau. E em segundo lugar por ser adepto a, quanto mais natural (orgânico), for os alimentos e os temperos, muito melhor será a nossa qualidade de vida.

⇒ A indústria alimentícia meio que é obrigada a adicionar os ANTES…( conservantes, estabilizantes, corantes, aromatizantes, etc…), para que dê tempo dos produtos serem produzidos, distribuídos (atacadistas e supermercados), e chegar à nossas casas em tempo hábil para o consumo, ou seja, dentro do prazo da validade.

urucum
URUCUM, URUCU OU COLORAU

⇒ E ter acesso ao produto in natura (no meu caso são 3 pés de urucuns, urucus – ou urucuzeiros), é um privilégio, que quero compartilhar com vocês

urucum-a
URUCUM – Urucuzeiro do meu vizinho

⇒ Então vamos lá:- URUCUM OU COLORAU

Modo de Preparo – URUCUM, URUCU OU COLORAU:-
Método Tradicional:- Segundo os antigos…e usado até hoje

⇒ Abre-se os frutos do urucuzeiro, retiram-se as sementes e coloque sobre uma forma e leve ao forno para desidratar. Não é para torrar não, só secar.

⇒ Feita esta etapa, leva-se as sementes desidratadas, ao liquidificador ou processador e bate-se com um pouco de fubá. Há quem peneire depois, vai do gosto.

⇒ Pronto está feito o nosso Colorau Natural. É só armazenar em recipiente fechado, e longe da umidade.

 Meu método:- O que eu e minha esposa preferimos.

⇒ Abre-se o fruto do urucuzeiro, retiram-se as sementes e leve direto ao um pilão, socador (eu faço direto na panela), junte a quantidade de alho que você gosta ( eu uso muito alho em tudo),  uma pitada de sal, só para dar uma liga.

⇒ É só socar e adicionar o óleo, fritar e dar o destino final que pode ser um arroz com colorau, preparos de molhos, etc. Basta por o resto dos ingredientes que  você costuma usar.

arroz-com-urucum-colorau
Arroz com Urucum (Colorau)

⇒ Nós preferimos, por ficar molhadinho e não seco. E também porque realça mais a cor.

⇒ Outra utilização é Azeite de Urucum. Usamos principalmente para fazer farofas, dá cor e sabor delicioso. Retira-se as sementes, soca bem com um fio de azeite, em seguida vira em vidro com mais Azeite. É só deixa curtir.

azeite-de-urucum
Azeite com Urucum (Colorau)

⇒ Esperando ter contribuído com algo à mais para todos. Usem que não se arrependerão.                                           Carlos Freire !!!



Curiosidades:- Urucum (planta)

Urucu, ou urucum, é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro (Bixa orellana), que chega a atingir altura de até seis metros. Apresenta grandes folhas de cor verde-claro e flores rosadas com muitos estames. Seus frutos são cápsulas armadas por espinhos maleáveis, que se tornam vermelhas quando ficam maduras. 

Etimologia

“Urucu” e “urucum” originam-se do tupi transliterado uru’ku, que significa “vermelho”, numa referência à cor de seus frutos e sementes.

No Brasil, a tintura de urucu em pó é conhecida como colorau e usada na culinária para realçar a cor dos alimentos. 

Fruto aberto de urucu mostrando as sementes cobertas pelo arilo avermelhado utilizado como corante e tintura.
Usos
  • Na culinária:- como condimento e também colorante, emprega-se sob a forma de pó obtido por trituração das sementes. É apreciado pela quase ausência de sabor e por não apresentar os efeitos prejudiciais dos corantes artificiais;
  • Na cosmética:- empregam-no os ameríndios tropicais no preparo de tinturas para pintar o corpo, com a finalidade de proteção contra o rigor do sol (confere proteção contra radiação ultravioleta);
  • Na medicina:- como medicamento fitoterápico, é dotado de inúmeras características e propriedades bioquímicas, que lhe dão aplicação em vasta gama de casos.
  • Podem ainda, segundo informações coletadas entre os indígenas, ser usadas como repelente natural de insetos ( sementes ).

A Medicina Fitoterápica dispõe das informações precisas sobre o uso médico. Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Urucu_(planta)

Quer aprender ou se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-

⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

Culinários e Vida e Saúde

Gostou dessa receita e curiosidade, deixe o seu
comentário, curta a fanpage, compartilhe.
Carlos Freire – Editor
Dê a sua Avaliação. Obrigado




Summary
recipe image
Recipe Name
URUCUM, URUCU OU COLORAU !
Published On
Average Rating
3.51star1star1star1stargray Based on 9 Review(s)

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado