Usos e Propriedades:-
Medicinal:-
⇒ Anti inflamatórios
⇒ Anti oxidantes
⇒ Age atrasando ou mesmo revertendo doenças do cérebro. Há também a possibilidade de conseguir melhorar a memória e lucidez.
⇒ Reduz o risco de doenças do coração
⇒ Previne (e talvez trate) o cancro
⇒ A curcumina do açafrão pode prevenir e tratar Alzheimer
⇒ Os doentes com artrite respondem bem a suplementos de curcumina
⇒ Tem benefícios incríveis contra a depressão
⇒ Tem efeito anti aging e combate doenças crónicas relacionadas com o envelhecimento. Se a curcumina ajuda a prevenir doenças de coração, cancro e Alzheimer, então tem óbvios benefícios anti aging. Isto para além dos efeitos anti inflamatórios e anti oxidantes. Fonte:- http://medicina-tradicional-chinesa.com/2014/03/23/10-evidentes-beneficios-do-acafrao-para-a-saude/
Culinário:-
⇒ No preparo de risotos, aves, caldos, massas e doces. É um item essencial à paella espanhola.
Curiosidades:-
O açafrão é extraído dos pistilos de flores de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas. É utilizado desde a Antiguidade como especiaria, principalmente na culinária do Mediterrâneo — região de onde a variedade é originária — no preparo de risotos, aves, caldos, massas e doces. É um item essencial à paella espanhola. É tida como uma das mais caras ou a mais cara especiaria do mundo uma vez que, para se obter um quilo de açafrão seco, são processadas manualmente cerca de 150.000 flores, e é preciso cultivar uma área de aproximadamente 2000 m². Quando seca, a flor desprende de seus órgãos um pigmento amarelo e um óleo volátil, tradicionalmente usado como corante de tecidos.
O açafrão também tem sido empregado para fins medicinais, há séculos. Historicamente foi utilizado no tratamento do cancro e de estados depressivos. Tais aplicações têm sido pesquisadas atualmente. Efeitos promissores e seletivos contra o câncer têm sido observados in vitro e in vivo, mas não ainda em testes clínicos. Efeitos antidepressivos também foram encontrados in vivo e em estudos clínicos preliminares. Há portanto interessantes perspectivas de uso dos extratos de açafrão na fitoterapia racional.
Açafrão iraniano: filamentos (estigmas) vermelhos misturados com pistilos amarelos.
Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7afr%C3%A3o
Gostou deste artigo, deixe o seu comentário,
curta a fanpage,cadastre-se para
receber novos Artigos e Receitas.