Aprenda a fazer barreado, a principal atração turística de Morretes
APRENDA A FAZER BARREADO
Prato característico do Paraná tem origem nos tempos do Brasil Império. Receita leva carne, condimento, farinha de mandioca e paciência para que tudo se desmanche na medida certa.
Receita
Apesar de a receita ser simples, cuidados com o tempo de preparo e o tipo de carne devem ser observados para que ao barreado fique na textura adequada para ser apreciado. Confira a receita do Restaurante Casarão, que serve seis pessoas.
Ingredientes:-
⇒ 2 kg carne de segunda (lombo, paleta, músculo)
⇒ 2 kg de cebola bem picada
⇒ 100 g de bacon picado
⇒ 100 g alho
⇒ 100 g de toucinho
⇒ Uma colher de sobremesa rasa, de cominho puro moído
⇒ Seis folhas de louro
⇒ Farinha de mandioca
⇒ Sal e pimenta do reino a gosto
utilizada (Foto: Divulgação)
Modo de fazer:-
⇒ Corte a carne em cubos de mais ou menos cinco centímetros. No fundo da panela de pressão, coloque a carne e todos os ingredientes por cima. Cubra todo o conteúdo com água. ⇒Acrescente mais água até cobrir um terço do que havia sobrado sem conteúdo na panela. Feche e coloque para cozinhar por três horas. O ponto certo da carne é quando ela está fibrosa e começa a se desmanchar quando é tocada com o garfo.
Scucato lembra que é importante que a carne seja de segunda, pois esse tipo possui mais fibras e aguenta melhor o tempo de cozimento. Carnes como alcatra e mignon, por exemplo, se desmancham completamente, transformando-se apenas em caldo.
Servindo:-
⇒ Para servir, deve-se colocar duas colheres da farinha para duas conchas de barreado fervendo em um prato fundo. É importante que a carne esteja muito quente para que ajude a cozinhar um pouco da farinha no momento da mistura.
⇒ Como acompanhamento, Scucato sugere a banana. “Cada garfada de barreado é uma rodela”. Fonte:- http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2012/01/aprenda-fazer-barreado-principal-atracao-turistica-de-morretes.html
Quer aprender ou se especializar clique e saiba mais
⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓
Culinários e Vida e Saúde
Gostou dessa receita e dessa curiosidade, deixe
o seu comentário, curta a fanpage, compartilhe.
Carlos Freire – Editor
Dê a sua avaliação. Obrigado