Cebola
Planta essencial nas receitas culinárias, juntamente com o Alho e o Sal. E também como uso medicinal
|
Índice
- 2 Valor nutricional
- 3 Propriedades das cebolas
- 3.1 Flavonóides
- 3.2 Quercetina
- 3.2.1 Atividade antioxidante
- 3.3 Atividade cardiovascular
- 3.4 Atividade anti-inflamatória
- 3.5 Atividade antitumoral
- 3.6 Atividade imunológica
- 3.7 Atividade antiviral
- 3.8 Efeitos na formação de catarata em diabetes
Valor nutricional
Cada 100 gramas de cebola (Allium cepa) contém:
- calorias – 33 kcal
- proteínas – 1,5 g
- gorduras – 0,3g
- vitamina A – 125 U.l.
- vitamina B1 (Tiamina) – 60 mcg
- vitamina B2 (Riboflavina) – 45 mcg
- vitamina B3 (Niacina) – 0,15 mg
- vitamina C (Ácido ascórbico) – 10 mg
- potássio – 180 mg
- fósforo – 45 mg
- cálcio – 35 mg
- sódio – 16 mg
- silício – 8 mg
- magnésio – 4 mg
- ferro – 0,5 mg
Propriedades das cebolas
Flavonóides
Os flavonóides apresentam efeitos potenciais como antioxidantes, anti-inflamatório, protetor cardíaco, analgésico, antialérgico, anticâncer, antidiabético, antiúlcera, entre outros.
Atividade antioxidante
Entre as principais ações da quercetina destaca-se o seu poder de remover os radicais livres, exercendo um papel cito protetor em situações de risco de dano celular.
Atividade cardiovascular
A mesma propriedade antioxidante descrita anteriormente é suficiente para reduzir o risco de morte por doenças e danos cardíacos. Neste sentido, a quercetina demonstrou diminuir a incidência de infarto do miocárdio e derrames cerebrais em pessoas da terceira idade. As populações que consomem produtos ricos em quercetina estatisticamente apresentam menores riscos de afecções cardiovasculares.
Atividade anti-inflamatória
No mecanismo antioxidante sobre a peroxidação lipídica da quercetina, está envolvida a via do ácido araquidônico o qual implica uma atividade anti-inflamatória paralela.
Atividade antitumoral
Um dos mecanismos de ação da quercetina como agente antiproliferativo de células tumorais é através de sua capacidade antimutagênica e de seu poder antioxidante.
A adição da quercetina em alguns esquemas antitumorais com drogas sintéticas tem demonstrado aumento da atividade antitumoral.
Atividade imunológica
Diferentes estudos têm constatado o fortalecimento do sistema imunológico, em especial no trato gastrointestinal, a partir da administração de quercetina.
Junto com o sódio tem sido demonstrado melhorar quadros de dispepsia além de evidenciar efeitos bacteriostáticos em micro-organismos patológicos do trato digestivo.
Também tem evidenciado um efeito antifúngico em cultivos de Candida albicans, um fungo oportunista que pode surgir em quadro de imunodepressão.
A quercetina demonstrou ser um potente agente antiviral, podendo interferir com a infectividade e replicação de adenovírus, coronavírus e rotavírus em cultivos celulares.
Neste sentido, uma combinação de quercetina com rutina demonstrou reduzir a hemaglutinação, reduzindo a mortalidade de ratos infectados com o vírus influenza.
Efeitos na formação de catarata em diabetes
A catarata é uma complicação relativamente comum em quadros de diabetes. Entre os mecanismos de ação descobriu-se que a enzima aldolase-reductase tem papel gerador de catarata. Diferentes experiências demonstraram atividade inibitória da quercetina sobre esta enzima, que seria do tipo não-competitiva e uma das mais potentes entre os diferentes agentes inibidores testados. Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Cebola
Gostou deste artigo, deixe o seu
comentário,curta a fanpage,
Carlos Freire – Editor