10 Grandes Benefícios da Cebolinha para Saúde – BY:- Equipe Biosom
Quem nunca torceu o nariz para aquelas folhinhas verdes na comida? É, a cebolinha nem sempre é bem aceita para muitas pessoas, que dão um jeitinho de deixá-las no cantinho do prato.
Mas o que muitos não sabem é que essas pequenas folhas em forma de haste fazem muito bem a saúde proporcionando bem estar, prevenção contra doenças crônicas e propriedades medicinais. Para você que não gosta de cebolinha, veja agora 10 motivos para incluí-la na alimentação.
Valor Nutricional da Cebolinha
Cebolinha é um alimento muito nutritivo com inúmeros benefícios a saúde e quase não tem calorias. Então, venha conferir seus valores nutricionais:
- Vitaminas: possui vitamina A, B, C e K.
- Minerais: é rica em cálcio, fósforo, potássio e magnésio.
- Antioxidante: é uma boa fonte de antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças do coração e o envelhecimento.
1 colher de cebolinha contém:-
- 1 caloria
- 0 g de proteína
- 9 mg de potássio
- 0 g de gorduras
- 0 g de carboidratos
- 3 mg de cálcio
- 3 mg de ácido fólico
- 3% do valor diário de vitaminas A e C
- 6 mg de vitamina K
Veja os 10 Benefícios da Cebolinha
1- Melhora a densidade dos ossos
Quem sofre com problemas ósseos deve incluir cebolinha na alimentação. Estudos mostram que a vitamina K é fundamental para a saúde dos ossos, pois ajuda na fixação do cálcio. Tornando-os mais fortes e com menos chances de ter osteoporose.
2- Ajuda no desenvolvimento do bebê
Para as gestantes a ingestão diária de cebolinha pode ajudar no desenvolvimento do bebê. Uma das principais causas é a presença de vitamina B ou folato que auxilia na formação das células e no crescimento. Para bebês prematuros, a vitamina K evita hemorragias espontâneas.
3- Melhora a memória
Para quem sofre com perda de memória, a colina encontrada na cebolinha pode ajudar o cérebro a guardar informações. Isso só é possível porque essa vitamina ajuda na formação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, que retarda a perda de memória.
4- Previne a depressão
Níveis consideráveis de folato são encontrados na cebolinha que auxilia no equilíbrio da homocisteína. Em excesso esse aminoácido pode formar coágulos e impedir a passagem do sangue ao cérebro. Também impede a produção dos hormônios do bem estar, resultando na depressão e falta de sono.
5- Melhora o sistema digestivo
Problemas no trato digestivo podem ser evitados com as propriedades da cebolinha. Um dos motivos é a grande quantidade de fibras que melhoram o trânsito intestinal. Estudos mostram que esse tempero é antibacteriano e antifúngico, eliminando bactérias que atrapalham o bom funcionamento do intestino como a salmonela. Também a presença de minerais como zinco, cobre e manganês ajudam na digestão.
6- Previne a pressão arterial elevada
Cebolinha contém quantidades significativas de alicina, um fitonutriente capaz de reduzir a pressão sanguínea agindo como um vasodilatador. Sabemos que o colesterol é uma das causas da elevação de pressão e a alicina age na produção de uma enzima capaz de equilibrar a gordura no organismo e impedir a formação de coágulos. Assim podemos concluir que esse fitoquímico serve para prevenir doenças do coração.
7- Protege contra infecção
Enxofre é um mineral presente na cebolinha restringindo o crescimento de fungos, enquanto a vitamina K ajuda na coagulação do sangue. Eles também são encontradas para aumentar a circulação do sangue e a absorção de vitamina B1 no corpo reduzindo assim o estresse e fadiga. A vitamina C presente também atua como um antioxidante poderoso que protege os tecidos do corpo contra danos e inflamação
8- Auxilia na função respiratória
Conhecido por propriedades anti-bacterianas e anti-virais, cebolinha é um dos remédios naturais mais usadas para tratar infecções virais como gripe e resfriado. A cabolinha também estimula o sistema respiratório e ajuda a eliminar o escarro.
9- Embeleza a pele
A vitamina A age como um antioxidante retardando o processo de envelhecimento e estimulando a produção de colágeno. Que conseqüentemente torna a pele mais firme e brilhante diminuindo problemas de pele como a acne.
10- Acelera a cicatrização
Por ser rica em vitamina C, que ajuda na proteção das células, a cebolinha melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos, facilitando a coagulação e cicatrização de machucados.
Como consumir?
Cebolinhas são usadas para dar um toque final ao prato, conferindo sabor e aroma bem suaves, porém característicos.
Sendo considerada uma erva, ela possui caule, que deve ser retirado antes do preparo. Pode ser consumida crua ou cozida como tempero. Dica: Se for adicionar cebolinha em um alimento cozido, o faça 5 minutos antes de apagar o fogo, pois o excesso de cozimento faz com que se perda sabor e textura.
Os médicos recomendam a ingestão de 3 hastes de cebolinha por dia. A melhor maneira de aumentar a conservação é por guardar em sacos plásticos dentro da geladeira.
Dicas de como comprar no mercado:-
- Geralmente, são separadas em feixes, então fique atento a cor e se estiverem num tom verde escuro elas estão frescas.
- Veja se estão firmes e evite as murchas.
Como cultivar cebolinha em casa?
Para se livrar de agrotóxicos usados em alimentos, você pode cultivar cebolinha no quintal de sua casa. Isso é possível devido ao seu fácil crescimento, podendo ser plantada em espaços bem pequenos, que tenham a luz do sol. Veja como fazer:
1- Separe um local ou vasinho para plantá-las.
2- Prefira terra drenada e fértil, para um fácil cultivo.
3- Com a terra molhada, jogue as sementes de cebolinha ou plante algumas hastes adultas.
4- Molhe com água, mas não encharque a planta.
5- Para crescer forte, deixe tomar luz do sol durante algumas horas por dia e sempre retire matos invasores.
6- Após 75 a 120 dias estará pronta para colheita.
Curiosidades:-
- As cebolinhas são da família de Allioideae e tem como nome científico Allium schoenoprasum.
- É um ótimo estimulante de apetite. Por Equipe Biosom. Fonte:- https://biosom.com.br/blog/alimentacao/10-grandes-beneficios-da-cebolinha-para-saude/
Quer aprender ou se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-
⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓
Culinários e Vida e Saúde
Gostou dessa receita, deixe o seu comentário,
curta a fanpage, compartilhe. Dê a sua
avaliação (estrelinhas). Obrigado
Carlos Freire – Editor