Chancliche pela chef Carmen Jamil.
Delicioso e tradicional queijo árabe, Chancliche, confira!
Chancliche pela chef Carmen Jamil.
Chancliche ē um tradicional queijo árabe. Muito nutritivo e de paladar bastante agradável, deve ser no entanto preparado unicamente com ricota. Compre a ricota pronta, mas, se desejar, faça-a em casa.
Postado no Grupo Paraíso da Cozinha em 18 de maio de 2016.
Ingredientes:-
♦ 5 litros de coalhada fresca
♥ 5 colheres (sopa) de sal
♣ Pimentões vermelhos mas picados bem miúdos.
Modo de Preparo do Chancliche:-
Para fazer o Ariche:-
1- ) Em primeiro lugar:- Junte um punhado de sal à coalhada e leve em uma panela, ao fogo brando. Mexa um pouco no inicio e depois no final quando começar a soltar o soro (liquido amarelo).
2- ) Retire do fogo e coe em um pano branco, mas bem limpo e comprima com um peso até escorrer todo o liquido. Deixe então no saquinho até o dia seguinte.
3- ) Então tire-o, prove o sal, acrescente o pimentão e amasse bastante. Faça portanto bolas no tamanho de tangerina. Alise e deixe na sombra, para secar durante um dia. Mas não deixar secar em demasia.
4- ) Em seguida, coloque as bolas em um pote de barro, tampe-o e envolva com um pano. Deixe para fermentar por 20 a 30 dias. Então lave as bolas e deixe a água escorrer e pincele com zatar, coloque então em um pote de vidro feche e guarde em lugar fresco.
OBS:-
Conserva de Chancliche:-
⇒ Preparar como anteriormente, mas não precisa deixar fechado em pote de barro. Faz-se as bolinhas mas sem passar no zattar e colocar em vidro e cobrir com azeite e orégano. Ficaram deliciosos, portanto um paraíso. Fonte:- http://chefcarmenjamil.com.br/chanclich/
Bom proveito! Chef Carmen Jamil.
Curiosidades – Chancliche
O Chancliche (em árabe: شنكليش ou شنغليش), também conhecido como shanklish, shanklees, sorke ou surke, é um tipo de queijo árabe feito com leite de vaca ou ovelha, original da Síria e do Líbano. É preparado em bolas de aproximadamente 6 centímetros de diâmetro e normalmente envolvidas em zaatar – um preparado de várias ervas, feito principalmente de tomilho, e que é popular na região – e depois deixado para secar. O chancliche também é vendido em bolas de tamanho menor ou, por vezes, sem qualquer forma.
O chancliche é normalmente comido amassado, misturado a tomate e cebola picados finos e azeite de oliva; também é comum acompanhá-lo com araq, a aguardente árabe.
No Brasil, especialmente na cidade de São Paulo, ele goza de relativa popularidade, graças à grande presença da comunidade sírio-libanesa na região. Ele é facilmente encontrado nas gôndolas dos supermercados, em sua versão industrializada, e nas diversas casas especializadas em comida árabe, na forma caseira. Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Chancliche
Quer aprender ou então se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-
⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓
Culinários e Vida e Saúde
Gostou dessa receita e curiosidade, deixe então o seu comentário,
curta a Página do PARAÍSO DA COZINHA, compartilhe.
Deixe a sua Avaliação (estrelinhas). Obrigado!
Carlos Freire – Editor
Cadastre-se no BLOG para receber novos artigos e receitas.