Cortes de carne bovina
Veja os diferentes tipos de cortes de carne bovina do Brasil e de Portugal
Postado na Página e no Grupo do Paraíso da Cozinha em 07 / 09 / 2015. Fomos pois atrás do original para compartilharmos com vocês.
Cortes de carne bovina
O ser humano é culturalmente, em sua essência e na maioria das vezes, carnívoro. Em algumas culturas (regiões e até certas seitas ou religiões), temos vários tipos de alimentação, uma muito difundida é a dieta ou então alimentação Vegetariana. Mas para nos alimentar precisamos mastigar, onde envolve boca, dentes e músculos.
Anatomicamente falando o HOMEM hoje em dia possui 32 dentes (incluindo os 4 dentes do siso), mas com o passar dos tempos a nossa alimentação que tem sido cada vez leve (principalmente pela ampla divulgação dos fast-foods), os nossos músculos são menos exigidos. A nossa arcada dentária já não comporta tantos dentes, tanto que os dentes do siso na maioria das vezes eles não erupcionam (nascem).
Resumindo os dentes precisam de impacto, ou então uma força mastigatória para que o osso que o sustenta se mantenha intacto, sem reabsorção. Por isso que em pessoas que extraem vários ou todos os dentes o aspecto geralmente de uma boca murcha. Pois com a ausência dos dentes o osso é reabsorvido e os músculos se tornam flácidos.
Baseado neste fato escrevo-lhes este artigo dando ênfase a carne propriamente dita, mas nada contra as outras dietas, onde mesmo gostando tanto de carne sou obrigado a reduzir o seu consumo por questões médicas. Carlos Freire!
Vamos então aos cortes…
Cortes de carne bovina
Carne bovina é a carne extraída dos bovinos, especialmente do gado doméstico. É uma das variedades de carne mais consumidas na Europa, nas Américas e na Austrália, e muito importante na alimentação de populações da África, Ásia Oriental e Sudeste Asiático. A carne bovina é um tabu culinário em algumas culturas; seu consumo é proibido pelo hinduísmo, religião que reverencia os bovinos, e é desencorajado portanto pelos budistas.
A carne muscular pode ser cortada em bifes, em peças, desfiada ou então moída.
O sangue bovino também utilizado em algumas das variedades de morcelas. Outras partes costumeiramente consumidas incluem o rabo, a língua, tripa (de seu estômago), diversas glândulas, como o pâncreas, o timo e as molejas, além do coração e do cérebro (proibido onde existe o risco da encefalopatia espongiforme bovina, a popular ‘doença da vaca-louca’), o fígado, os rins e os testículos do touro (carne especialmente macia, conhecida nos Estados Unidos como “ostras das Montanhas Rochosas” ou então “ostras da pradaria“), e até mesmo os intestinos e as mamas. Os ossos bovinos são pois aproveitados pelo tutano e como caldo.
Cortes de carne bovina
A carne de bois e vacas são praticamente equivalentes, com a exceção de que os bois têm um pouco menos de gordura e mais músculo, mas quando criados em condições iguais. Dependendo da situação econômica, o número de vacas mantidas para a reprodução varia; as adultas são então usadas para fornecer carne quando já passaram a sua plenitude reprodutiva.
A carne de vacas e bois mais velhos costuma ser mais dura, e por este motivo costuma portanto ser moída. O gado criado para a obtenção de carne pode ter a liberdade de pastar em campos ou então planícies, ou pode estar confinado em currais, onde costumam ser cuidadas de maneira coletiva e semi-industrial, sob uma alimentação balanceada.
Os Estados Unidos, o Brasil, o Japão e a China são pois os quatro maiores consumidores de carne bovina. Os maiores exportadores de carne bovina são a Austrália, o Brasil, a Argentina e o Canadá. A produção de carne também é importante para a economia do Uruguai, Nicarágua, Rússia e México.
OBS:- Para acessar as receitas, clique portanto nos cortes com link (azul ou em destaque)
Cortes de carne bovina – Cortes no Brasil.
Dianteiro
- Acém;
- Pescoço- Há bons pratos com essa parte do animal;
- Cupim– Usada em churrasco ou então em pratos que contenham pouca gordura, pois por natureza é a parte mais gordurosa do boi, é o local onde o animal guarda a sua reserva alimentar;
- Paleta;
- Peito;
Costela
Cortes de carne bovina
Traseiro
- Alcatra;
- Capa de filé;
- Entrecôte ou então chuleta;
- Contra filé;
- Coxão duro;
- Coxão mole;
- Filé da costa;
- Filé mignon
- Lagarto;
- Músculo dianteiro;
- Músculo traseiro;
- Patinho;
- Picanha – Usada em churrasco;
- Ponta de alcatra ou maminha;
Miúdos
- Animela.
- Bucho ou então estômago.
- Carne de Cabeça
- Cérebro
- Coração
- Fígado
- Lábio
- Língua
- Medula
- Omasso
- Pulmão
- Queixada
Cortes de carne bovina – Cortes de carne de Portugal
- Cachaço
- Maça do peito
- Pá, agulha, peito alto
- Chambão
- Coberta do acém, acém comprido
- Prego do peito, aba da costela
- Rosbife, acém, redondo, vazia, entrecôte
- Lombo
- Aba grossa
- Cheio da alcatra
- Alcatra
- Perna
- Pojadouro, ganso, rabadilha
- Aba delgada
Fonte:- Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Carne_bovina
Quer aprender ou então se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-
⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓
Culinários e Vida e Saúde
Gostou deste artigo, deixe então o seu comentário, curta a
Página do PARAÍSO DA COZINHA, compartilhe.
Deixe então a sua Avaliação (estrelinhas).
Obrigado! Carlos Freire – Editor
Cadastre-se no BLOG para receber novos artigos e receitas.