COMO FAZER PÃO DE CRISTO
O Segredo da Multiplicação – Como fazer Pão de Cristo
Abençoado o pão dourado que sai do forno e se multiplica pela boa vontade de quem o prepara. O pão de Cristo é então o bendito fruto de uma corrente sem fim que ganha cada vez mais adeptos. Na zona rural de Caratinga, a 295 quilômetros de Belo Horizonte, Umbelina Ferraz de Oliveira, de 76 anos, e sua filha, Rosa Maria; são hábeis na elaboração do pão de Cristo, que obedece portanto a um verdadeiro ritual e tem uma santa particularidade: o fermento natural deve ser repartido e dado a um amigo, parente ou conhecido, para que a corrente não se quebre.
Se a pessoa estiver começando do zero, também é possível então seguir em frente, e dona Umbelina e Rosa Maria dão a receita. “A pessoa tem que receber o fermento natural de graça e preparar a massa, como se fosse um símbolo da multiplicação dos pães”, afirma Rosa Maria, que é pedagoga e também cuida das lavouras e da criação na propriedade. Diante da cesta de pães, só resta mesmo agradecer e comer então cada pedacinho, com uma grande cara de felicidade.
Como fazer Pão de Cristo
O Fermento Natural:-
⇒ Misturar 1/2 litro de água, além disso, duas colheres (de sopa) de farinha de trigo sem fermento, duas colheres (de sopa) de açúcar e uma pitada de sal. Cobrir então com pano branco e deixar fermentar por dois ou três dias.
O Ritual:-
⇒ Caso você ganhe o fermento, logo ao receber acrescentar um litro de água e cobrir então com um pano branco, deixando em lugar fresco.
⇒ No dia seguinte, acrescentar portanto cinco colheres (de sopa) de farinha de trigo, cinco colheres (de sopa) de açúcar e uma colher (de sopa, rasa) de sal.
⇒ No terceiro dia, mexer bem o fermento e dividir em três partes iguais: uma será dada a alguém, outra mantida em casa para continuar o fermento e a terceira será usada portanto na receita.
O Pão:-
⇒ Numa gamela ou bacia de plástico, misturar então os ovos, açúcar, óleo e fermento. Em seguida, colocar a farinha de trigo. A massa não pode ficar nem muito mole nem muito dura. Cobrir a massa com um pano e deixar crescer de um dia para outro.
⇒ No dia seguinte, acrescentar os ingredientes opcionais e misturar bem. Enrolar o pãozinho em uma superfície bem limpa e polvilhada o tempo todo com farinha de trigo sem fermento.
⇒ Deixar crescer por um mínimo de cinco horas. Levar ao forno, em temperatura moderada, durante meia hora. Rende 24 pães.
Receita fornecida por Umbelina Ferraz de Oliveira e
Rosa Maria Ferraz de Oliveira, de Caratinga Fonte:-http://sites2.uai.com.br/guiagastronomia/caratinga_pao_cristo.htm
Outra Opção de Receita – Ingredientes:-
Para o Preparo do Fermento:-
⇒ 250 ml de água filtrada
⇒ 2 colheres de sopa de farinha de trigo
⇒ 1/2 colher de sopa de sal
⇒ 2 colheres de sopa de açúcar
Para o Preparo da Massa:-
⇒ 280 ml do fermento caseiro
⇒ 4 ovos
⇒ 12 colheres de sopa de açúcar
⇒ 1 kg de farinha de trigo
⇒ 1/2 copo de óleo
Se quiser assistir o Vídeo, clique na Foto:-
Quer aprender ou se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-
⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓
Culinários e Vida e Saúde
Gostou dessa receita e dessa curiosidade, deixe portanto
o seu comentário, curta a fanpage, compartilhe.
Dê a sua avaliação (estrelinhas). Obrigado
Carlos Freire – Editor
Descubra mais sobre Paraíso da Cozinha
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Boa noite! Qual é a receita da massa do pão? A quantidade dos ingredientes. Obrigada pela atenção.
Está arrumado com uma outra opção de receita, com ingredientes e vídeo bem explicativo. Ok. Abraços e não esqueça de deixar a avaliação (estrelinhas). Volte sempre!
Voces passam a receita mais nao falamna quantidade de igredientes! Quantos ovos? Açucar? Farinha? Desse jeito fica dificil
Mariana, foi colocada outra opção de receita (da isca e do pão), inclusive com vídeo, onde são especificados todos os ingredientes. Dê uma conferida no final, Ok!
Bom dia. Testei 2 vezes a receita do vídeo. Segui os passos conforme é explicado lá. Mas meu pão não deu certo, a fermentação não foi suficiente para o seu crescimento. Lá diz para deixar a massa descascar por 2 horas. Eu deixei bem mais. No forno, usei temperatura mais baixa, senão ele queima.
Alguém já seguiu a receita do vídeo?
Olá, em primeiro lugar segundo o vídeo é fazer o fermento nas proporções exatas e esperar 4 dias. Depois fazer a massa (conforme o vídeo) e levar ao forno industrial á 200°C e no forno RESIDENCIAL à 260°C por 25 minutos. Minha esposa fez muito desse pão, que é uma delícia, porém sempre ganhamos o líquido (fermento) e sempre deu certo,porém nunca pensamos em fazer o fermento. Uma hora vou testar fazer este fermento. Ok
Muito obrigado pela resposta. Não tenho o fermento, por isso e segui a receita dos 4 dias para fazer. Depois, fiz o pão seguindo a receita. Na primeira vez, usei o forno eletrico residencial em 260 graus e o pão quase queimou! A massa sovada praticante não cresce durante o descanso. Imaginei que crescesse no forno, na temperatura alta. Também não aconteceu. A textura está mais para biscoito. O sabor até fica agradável, mas não lembra pão…
Conheci o pão de Cristo há mais de 20 anos quando minha mãe ganhou uma isca e fez para nós durante um período. Depois, nunca mais tivemos.
Essa receita do fermento no vídeo é única, sem semelhantes na internet, não encontrei outra igual. No vídeo também pede para a massa descansar por somente 2 horas,
o que parece ser pouco tempo para um fermento genuinamente caseiro. Vou tentar seguir outra receita de isca, algumas levam mais de 7 dias de espera e exigem o ritual da reforma antes de usar. Também seguir outra receita de fazer, como a que é ensinada neste site. Quero é acertar nos pães, relembrar o sabor daqueles tempos de outrora…
Obrigado por compartilhar sua experiência conosco.