pao-de-cristo
COMO FAZER:- ??? MASSAS

PÃO DE CRISTO

COMO FAZER PÃO DE CRISTO




O Segredo da Multiplicação –  Como fazer Pão de Cristo

Abençoado o pão dourado que sai do forno e se multiplica pela boa vontade de quem o prepara. O pão de Cristo é então o bendito fruto de uma corrente sem fim que ganha cada vez mais adeptos. Na zona rural de Caratinga, a 295 quilômetros de Belo Horizonte, Umbelina Ferraz de Oliveira, de 76 anos, e sua filha, Rosa Maria; são hábeis na elaboração do pão de Cristo, que obedece portanto a um verdadeiro ritual e tem uma santa particularidade: o fermento natural deve ser repartido e dado a um amigo, parente ou conhecido, para que a corrente não se quebre.

Se a pessoa estiver começando do zero, também é possível então seguir em frente, e dona Umbelina e Rosa Maria dão a receita. “A pessoa tem que receber o fermento natural de graça e preparar a massa, como se fosse um símbolo da multiplicação dos pães”, afirma Rosa Maria, que é pedagoga e também cuida das lavouras e da criação na propriedade. Diante da cesta de pães, só resta mesmo agradecer e comer então cada pedacinho, com uma grande cara de felicidade.

pao-de-cristo
Como fazer Pão de Cristo

Como fazer Pão de Cristo

O Fermento Natural:-

⇒ Misturar 1/2 litro de água, além disso, duas colheres (de sopa) de farinha de trigo sem fermento, duas colheres (de sopa) de açúcar e uma pitada de sal. Cobrir então com pano branco e deixar fermentar por dois ou três dias.

O Ritual:-

⇒ Caso você ganhe o fermento, logo ao receber acrescentar um litro de água e cobrir então com um pano branco, deixando em lugar fresco.

No dia seguinte, acrescentar portanto  cinco colheres (de sopa) de farinha de trigo, cinco colheres (de sopa) de açúcar e uma colher (de sopa, rasa) de sal.

No terceiro dia, mexer bem o fermento e dividir  em três partes iguais: uma será dada a alguém, outra mantida em casa para continuar o fermento e a terceira será usada portanto na receita.

O Pão:-

⇒ Numa gamela ou bacia de plástico, misturar então os ovos, açúcar, óleo e fermento. Em seguida, colocar a farinha de trigo. A massa não pode ficar nem muito mole nem muito dura. Cobrir a massa com um pano e deixar crescer de um dia para outro.

⇒ No dia seguinte, acrescentar os ingredientes opcionais e misturar bem. Enrolar o pãozinho em uma superfície bem limpa e polvilhada o tempo todo com farinha de trigo sem fermento.

Deixar crescer por um mínimo de cinco horas. Levar ao forno, em temperatura moderada, durante meia hora. Rende 24 pães.

Receita fornecida por Umbelina Ferraz de Oliveira e 
Rosa Maria Ferraz de Oliveira, de Caratinga Fonte:-http://sites2.uai.com.br/guiagastronomia/caratinga_pao_cristo.htm

Outra Opção de Receita – Ingredientes:-

Para o Preparo do Fermento:-

⇒ 250 ml de água filtrada
⇒ 2 colheres de sopa de farinha de trigo
⇒ 1/2 colher de sopa de sal
⇒ 2 colheres de sopa de açúcar

Para o Preparo da Massa:-

⇒ 280 ml do fermento caseiro
⇒ 4 ovos
⇒ 12 colheres de sopa de açúcar
⇒ 1 kg de farinha de trigo
⇒ 1/2 copo de óleo

Se quiser assistir o Vídeo, clique na Foto:-

pao-de-cristo-video

Quer aprender ou se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-

⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

cursos

Culinários e Vida e Saúde

Gostou dessa receita e dessa curiosidade, deixe portanto
o seu comentário, curta a fanpage, compartilhe.
Dê a sua avaliação (estrelinhas). Obrigado
Carlos Freire – Editor




Summary
recipe image
Recipe Name
COMO FAZER PÃO DE CRISTO
Published On

Descubra mais sobre Paraíso da Cozinha

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

7 comentários

    1. Está arrumado com uma outra opção de receita, com ingredientes e vídeo bem explicativo. Ok. Abraços e não esqueça de deixar a avaliação (estrelinhas). Volte sempre!

      1. Mariana, foi colocada outra opção de receita (da isca e do pão), inclusive com vídeo, onde são especificados todos os ingredientes. Dê uma conferida no final, Ok!

  1. Bom dia. Testei 2 vezes a receita do vídeo. Segui os passos conforme é explicado lá. Mas meu pão não deu certo, a fermentação não foi suficiente para o seu crescimento. Lá diz para deixar a massa descascar por 2 horas. Eu deixei bem mais. No forno, usei temperatura mais baixa, senão ele queima.
    Alguém já seguiu a receita do vídeo?

    1. Olá, em primeiro lugar segundo o vídeo é fazer o fermento nas proporções exatas e esperar 4 dias. Depois fazer a massa (conforme o vídeo) e levar ao forno industrial á 200°C e no forno RESIDENCIAL à 260°C por 25 minutos. Minha esposa fez muito desse pão, que é uma delícia, porém sempre ganhamos o líquido (fermento) e sempre deu certo,porém nunca pensamos em fazer o fermento. Uma hora vou testar fazer este fermento. Ok

      1. Muito obrigado pela resposta. Não tenho o fermento, por isso e segui a receita dos 4 dias para fazer. Depois, fiz o pão seguindo a receita. Na primeira vez, usei o forno eletrico residencial em 260 graus e o pão quase queimou! A massa sovada praticante não cresce durante o descanso. Imaginei que crescesse no forno, na temperatura alta. Também não aconteceu. A textura está mais para biscoito. O sabor até fica agradável, mas não lembra pão…
        Conheci o pão de Cristo há mais de 20 anos quando minha mãe ganhou uma isca e fez para nós durante um período. Depois, nunca mais tivemos.
        Essa receita do fermento no vídeo é única, sem semelhantes na internet, não encontrei outra igual. No vídeo também pede para a massa descansar por somente 2 horas,
        o que parece ser pouco tempo para um fermento genuinamente caseiro. Vou tentar seguir outra receita de isca, algumas levam mais de 7 dias de espera e exigem o ritual da reforma antes de usar. Também seguir outra receita de fazer, como a que é ensinada neste site. Quero é acertar nos pães, relembrar o sabor daqueles tempos de outrora…
        Obrigado por compartilhar sua experiência conosco.

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Paraíso da Cozinha

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading