Polvo à galega
BY:- FELIPE SANZ
Ingredientes:-
⇒ 1 kg de polvo
⇒ 2 BATATAS
⇒ Azeite Extra-Virgem
⇒ Sal
⇒ Sal em escamas (lascas – sal grosso)
⇒ Pimentão doce
Modo de Preparo:-
⇒ Descascamos as batatas e as colocamos para cozinhar em uma panela com água e um pouco de sal, quando estiverem cozidas reservamos.
⇒ Em uma panela grande com água a ferver, colocamos e tiramos o polvo da água, segurando a cabeça, 3 OU 4 vezes, depois, colocamos definitivamente para cozinhar durante 30 minutos.
⇒ Depois deixamos o esfriando um pouco, Corte-o em pedaços com a ajuda de uma tesoura, reservamos.
⇒ Para servir, colocamos na base de uma travessa as fatias de batata e coloca em cima os pedaços de polvo,
⇒ Regamos com um bom fluxo de óleo de oliva e polvilhar com pimentão doce, com o auxílio de uma peneira fina, acrescentamos sal de escamas (sal grosso) acima e servimos . Bom Apetite !!!
Curiosidades:-Polvo à galega
Em galego polbo á feira, é um prato típico da Galiza, na Espanha. Ele é cozido inteiro, servido com sal, azeite e pimentão. O nome polvo à feira deriva de se tratar de uma iguaria tradicional nas feiras e romarias da região, nas quais é servida em pratos de madeira (mais leves para transportar e que mantêm melhor o polvo quente), ainda que estes tenham tendência para desaparecer, por motivos de higiene.
Após a cozedura, é cortado em rodelas de cerca de 1 cm de grossura, sendo servido polvilhado com pimentão e sal grosso e regado com azeite.
Tradicionalmente, ele é consumido com palitos, Por vezes, é acompanhado por batatas cozidas na própria água. Estas batatas adquirem uma tonalidade rosada.
Na Argentina, em particular na região central, é também frequente consumir este prato durante a semana santa.
Em Portugal é, por vezes, possível encontrar este prato em latas de conserva, à venda em supermercados. Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Polvo_%C3%A0_galega
Quer aprender ou se especializar clique e conheça
⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓
Culinários e Vida e Saúde
Gostou dessa receita e dessa curiosidade, deixe
o seu comentário, curta a fanpage, compartilhe.
Carlos Freire – Editor
Dê a sua Avaliação. Obrigado