RECICLAGEM – Como Evitar o Desperdício
RECICLAGEM – Como Evitar o Desperdício
Na época em que vivemos não é mais possível haver tantos desperdícios, em qualquer área ou situação.
⇒ Estamos na era da RECICLAGEM, ECOLOGIA, ECOSISTEMA, etc...porque a mentalidade que se tinha é que tudo é eterno, nada iria se acabar:- ÁGUA, AR, TERRA, ALIMENTOS,etc. Vamos falar um pouco sobre cada um.
⇒ Que bom seria se tivéssemos estas paisagens acima, livres desta cruel e brutal poluição.
⇒ Quando as amostras são levadas à exames microscópicos, a verdade se revela; placas e mais placas de áreas e praias proibidas para uso e até mesmo para banho.
RECICLAGEM, ECOLOGIA, ECOSISTEMA
⇒ Acontece também com o AR, veículos mal regulados e motores a diesel jogando toneladas de poluentes diariamente ao vento, contaminando a nossa atmosfera.
⇒ Resultado de tanta poluição é que vemos tantos problemas respiratórios (bronquite, asma, rinite, etc.), acometendo toda a população destes grandes centros.
⇒ Consequência:- Postos, Ambulatórios, Consultórios e Prontos Socorros em geral lotados. Onde crianças e idosos geralmente são os mais atingidos.
⇒ AR puro hoje em dia é coisa rara, até mesmo um artigo de luxo praticamente, no qual o pessoal que vive e mora em áreas rurais (chácaras, sítios e fazendas), estes sim ainda continuam sendo os mais prestigiados.
⇒ Daí temos o nosso próximo item, TERRA; onde fazendas foram loteadas em sítios. Sítios foram loteados em chácaras. Chácaras loteadas em lotes, meio lote e por aí vai.
⇒ Nos grandes centros o que se vê são aglomerados de edifícios, e para completar o êxodo rural e a migração da população sedenta de uma vida melhor para si e seus familiares, vem em grandes grupos aos grandes centros na expectativa de uma vida melhor.
⇒ A seguir acontece um efeito cascata:- falta de emprego, moradia, etc.; e vemos tantas favelas nascerem e crescerem e assim como as cidades, num todo, sem o devido planejamento, o caos se instala. Por isso vemos tantos movimentos serem disseminados por aí:- Sem Teto, Sem Terra, etc.
RECICLAGEM – Como Evitar o Desperdício
⇒ O que é mais divulgado é a reciclagem do lixo (plásticos, vidro, metal, etc.), que por sinal é de extrema importância, além de desafogar os lixões, tem criado muitos empregos diretos e indiretos.
⇒ Vemos desde pessoas simples, até cooperativas sendo criadas, onde praticamente 100% é reciclado e levado as indústrias para que sejam geradas novas matérias primas.
⇒ Mas tem também uma grande quantidade de lixo que é desperdiçado, é o Lixo Orgânico, e como se perde, como se esbanja.
⇒ Nas grandes feiras e atacadistas, tipo, CEAGESP, CEASA, que são grandes centros de compras, vemos uma enorme quantidade de lixo que são jogados fora, principalmente em se tratando de frutas e legumes, que por estarem um pouco amassados, pequenos pontos escuros, ou seja, produtos que não são bem vistos, não são comprados…portanto lixo.
⇒ Nós mesmos em casa, vamos comer batata, descascamos e a casca vai para o Lixo; verduras e legumes, tiram-se as raízes e os talos, e vai para o Lixo.
⇒ E hoje em dia, busca-se alimentos cada vez mais saudáveis e nutritivos, onde os verdadeiros nutrientes são encontradas nas cascas, folhas, talos e raízes, e principalmente se forem ingeridos crus.
⇒ Por que quando limpamos, retirando as cascas, etc., ou mesmo preparando alimentos cozidos, assados ou fritos, a maior parte das fibras e dos nutrientes são perdidos.
RECICLAGEM – Como Evitar o Desperdício
⇒ Por isso se recomenda que o que se possa ingerir cru é a maneira mais saudável, mas não sendo possível, recomendam-se pratos cozidos, onde a perda de nutrientes é bem menor do que quando comparamos com os alimentos fritos e assados.
⇒ Sobras de alimentos, restos da limpeza dos mesmos, quase tudo pode ser reaproveitável na própria cozinha. E o que realmente não for possível ainda ser usado na cozinha, ainda pode ter um outro destino, que não seja o lixo.
⇒ Sim antes do lixo ainda temos uma última finalidade para o lixo orgânico, A COMPOSTAGEM, onde essas sobras misturadas a terra e a outros ingredientes.
⇒ Para aqueles que como eu, mesmo sem espaço, gostam de cultivar as suas próprias saladas, (tenho tomate, pimentão, cenoura, rabanete, couve, alface, rúcula ), e ainda os próprios temperos tenho: (orégano, salsinha, cebolinha, manjerona, manjericão, 2 tipos de pimentas), tudo plantado em garrafas pet, por falta de espaço e principalmente pela falta do principal ingrediente, a Terra.
Um desses grupos que abraçaram a causa é o SESC, divulgando o Mesa Brasil, então vamos as suas dicas.
Carlos Freire!
RECICLAGEM – Como Evitar o Desperdício
Receitas com reaproveitamento integral dos alimentos:- Salgados, Doces e Sucos
⇒ COMPRAR BEM:- preferir legumes, hortaliças e frutas da época.
⇒ CONSERVAR BEM:- armazenar em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento.
⇒ PREPARAR BEM:- lavar bem os alimentos, não retirar cascas grossas e preparar apenas a quantidade necessária para a refeição de sua família.
Aproveitar sobras e aparas, desde que mantidas em condições seguras até o preparo:-
* Carne assada: croquete, omelete, tortas, recheios etc.;
* Carne moída:- croquete, recheio de panqueca e bolo salgado;
* Arroz:- bolinho, arroz de forno, risotos;
* Macarrão:- salada ou misturado com ovos batidos;
* Hortaliças:- farofa, panquecas, sopas, purês;
* Peixes e frango:- suflê, risoto, bolo salgado;
* Aparas de carne:- molhos, sopas, croquetes e recheios;
* Feijão:- tutu, feijão tropeiro, virado e bolinhos;
* Pão:- pudim, torradas, farinha de rosca, rabanada;
* Frutas maduras:- doces, bolo, sucos, vitaminas, geleia;
* Leite talhado:- doce de leite.
Alimentos que podem ser aproveitados integralmente:-
* Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete;
* Cascas de: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga, abóbora;
* Talos de: couve-flor, brócolis, beterraba;
* Entrecascas de melancia, maracujá;
* Sementes de: abóbora, melão, jaca;
* Nata;
* Pão amanhecido;
* Pés e pescoço de galinha;
* Tutano de boi.
Fonte:- Mesa Brasil Sesc – Segurança Alimentar e Nutricional – http://www.sesc.com.br/mesabrasil/cartilhas/cartilha7.pdf
⇒ Então vamos por as mãos na consciência, pararmos e pensarmos que futuro nossos filhos e netos terão, se nada for feito hoje, por mim e você, isso mesmo, eu e você podemos divulgar essas ideias, e a partir daí podemos sonhar com um mundo melhor e mais feliz para as gerações que estão por vir.
Reciclagem o amanhã do nosso Futuro!!! Carlos Freire!
Quer aprender ou se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-
⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓
Culinários e Vida e Saúde
Gostou deste artigo, deixe o seu comentário,
curta a fanpage. Carlos Freire – Editor
Dê a sua avaliação (estrelinhas). Obrigado