Salvia, Salva ou Sálvia
A SALVIA divinorum é uma espécie Sálvia usada como condimento…
Postado na Página e Grupo do Paraíso da Cozinha em 30 de novembro de 2015.
Salvia – Usada como Condimento e Fins Medicinais
A sálvia aparece com frequência na cozinha italiana e, em menor escala, na cozinha provençal do sul da França.
“É um ingrediente essencial na Saltimbocca Romana, o escalope de vitela com presunto de Parma”, lembra o chef Erik Nano da Prima Bruschetteria (RJ).
Apesar de atualmente ser encontrada mais facilmente em feiras livres e alguns supermercados, a sálvia ainda não é portanto uma erva comum entre os brasileiros.
“Além das áreas de maior influência italiana, como São Paulo ou então na região sul, ela é praticamente desconhecida”, explica Nano.
“Como não é uma erva muito popular, quem prova o prato nem sempre consegue identificá-la. Mas sabe que ali há algum ingrediente que confere muito mais complexidade de sabor ao prato.”
Característica:- De folhas longas e aveludadas, a sálvia tem um sabor forte mas ao mesmo tempo refrescante, que se assemelha levemente ao alecrim.
Como usar: “Preferimos usá-la sempre fresca, já que a sálvia seca perde praticamente todo o seu aroma”, diz Nano. Basta adicioná-la à comida, seja no início do preparo, no final, ou então um pouco nos dois momentos.
Desse modo, ela sempre liberará portanto o máximo de seu aroma e sabor. “Também não podemos cortá-la muito antes de usar para que não escureça e perca então as suas características.
Em geral, a sálvia libera o máximo de sabor e aroma quando aliada a um tipo de óleo ou então gordura, como azeite e a manteiga.
E como todo risoto leva um bocado de manteiga, ela fica perfeita nessa preparação.
” Se precisar congelar, use o mesmo método de cubos de gelo para o estragão.
Combinações clássicas:-
Carne de porco, vitela, frango, pato, ganso, peru, grãos, ovos e marinadas.
“A sálvia também combina muito bem com queijos, sobretudo os bem salgados e ácidos, como o grana padano, o pecorino e os queijos de cabra frescos.
Dos legumes, a combinação de abóbora e sálvia é um clássico italiano”, recomenda Nano.
Manteiga e sálvia também são acompanhamentos ideais para massas recheadas, quando não se deseja mascarar o sabor dos recheios.
“Basta derreter um pouco de manteiga junto com algumas folhas inteiras de sálvia e quando a massa estiver pronta, misturá-la a essa manteiga e um pouco da água de cozimento. É simples, mas delicioso.”
Para aromatizar um azeite com sálvia, o chef aconselha colocar algumas folhas dentro do azeite e aquecê-lo bem levemente (cerca de 50º C). Depois deixe o azeite esfriar e passe para uma garrafa. Fonte:- http://comidasebebidas.uol.com.br/noticias/redacao/2013/04/17/chefs-dao-dicas-e-ensinam-receitas-com-coentro-dill-estragao-e-salvia.htm
X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X
Salvia:- Usada como Condimento e Fins Medicinais
Usos e propriedades:-
⇒ Calmante⇒ Regulador de funções digestivas⇒ Anti-sudorífico⇒ Anti-séptico⇒ Cicatrizante⇒ Estimulante⇒ Sanear os armários⇒ Proteger as roupas⇒ Aromatizante dos alimentos na cozinha
Também cura desordens no pulmão, e a sinusite. Para essas condições, esmague o equivalente a uma mão cheia de folhas frescas, coloque então para ferver em um litro de água, e faça a inalação do vapor.
O chá quente de sálvia também combate o sarampo, a angina e a tuberculose.
É recomendado para atenuar os suores noturnos, causados pela menopausa, combate a insônia, sudorese, tontura e palpitações.
O chá de sálvia promove uma verdadeira limpeza na vias respiratórias, impede a formação de pedras nos rins, e dissolve o resíduos que provocam o ácido úrico.
PS:- Por conter a mesma substância tóxica do Absinto, o seu uso portanto não é aconselhado para pessoas irascíveis (raiva espontânea), e hipertensas.
OBS:- Não é recomendado para mulheres que estejam amamentando, evitar então o contato com o ferro. Fonte:- Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais. Seleções do READER’S DIGEST
VEJA TAMBÉM:-
Consulte sempre o médico
Quer aprender ou então se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-
⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓
Culinários e Vida e Saúde
Gostou deste artigo, deixe então o seu comentário, curta a
Página do PARAÍSO DA COZINHA, compartilhe.
Deixe então a sua Avaliação (estrelinhas).
Obrigado! Carlos Freire – Editor
Cadastre-se no BLOG para receber novos artigos e receitas.