TARTAR DE SALMÃO
Confira a receita da entrada do terceiro anfitrião do reality
Jogo de Panelas 19 do MAIS VOCÊ – Tartoinne do Del
Esse prato, na versão gourmet foi originalmente servido na França no começo do século 20 como Steak á l’Americane, acompanhado de uma gema de ovo crua .Em 1921, é descrito pelo guia gastronômico de Escoffier como Steak Tartar sem a gema de ovo e com molho tártaro.
As origens da receita são atribuídas aos povos tártaros que viviam no deserto de Gobi, situado ao Norte da China e ao sul da Mongólia. Tinham hábitos nômades e, nessa região tão inóspita, estavam em constante movimento para fugir das temperaturas extremas e em busca de água para si e seus rebanhos. Por esse motivo, não paravam para cozinhar a carne, consumindo-a crua.
Hoje, praticado com diversos tipos de carne, inclusive salmão e atum, abriu o caminho para novas interações de ingredientes.
Fonte:- http://www.mexidodeideias.com.br/receitas/tartar-de-salmao/
TARTAR DE SALMÃO
INGREDIENTES:-
- 600 gramas de salmão fresco
- 2 limões sicilianos
-
endro, aneto ou dill
-
mostarda rústica
-
sal
-
alcaparras
-
pimenta dedo de moça
-
azeite de oliva
-
redução de azeite balsâmico
-
tortilhas redondas
MODO DE PREPARO:-
TARTAR DE SALMÃO
- Fatiar o salmão em cubinhos.
- Em um bowl, adicionar inicialmente raspas de limão siciliano, 2 colheres de sopa de mostarda rústica (com grãos), 2 colheres de sopa de azeite, suco de meio limão siciliano, 1 pimenta dedo de moça (sem semente), sal, pimenta do reino, dillpicadinho e alcaparras picadinhas.
- Misturar tudo e experimentar o sabor, corrigindo com os ingredientes citados até adquirir equilíbrio.
- Fazer uma redução de aceto balsâmico.
- No empratamento, fazer riscos com o aceto balsâmico reduzido no prato, colocar o tartar enformado por cima e decorar com duas tortilhas redondas (os dois sóis de Tatooine) e um galhinho de dill.
- Fonte:-http://gshow.globo.com/receitas-gshow/receita/jogo-de-panelas-19-tartoinne-do-del-4fc16873-48cd-4724-931f-e2541817244f.html
Gostou dessa receita e curiosidade, deixe o seu
comentário, curta a fanpage, compartilhe.
Carlos Freire – Editor