URUCUM, URUCU OU COLORAU – BY:- Carlos Freire !!!
⇒ Resolvi escrever esse artigo, primeiro porque é um “tempero” que usamos muito, mas que é largamente conhecido como colorau. E em segundo lugar por ser adepto a, quanto mais natural (orgânico), for os alimentos e os temperos, muito melhor será a nossa qualidade de vida.
⇒ A indústria alimentícia meio que é obrigada a adicionar os ANTES…( conservantes, estabilizantes, corantes, aromatizantes, etc…), para que dê tempo dos produtos serem produzidos, distribuídos (atacadistas e supermercados), e chegar à nossas casas em tempo hábil para o consumo, ou seja, dentro do prazo da validade.
⇒ E ter acesso ao produto in natura (no meu caso são 3 pés de urucuns, urucus – ou urucuzeiros), é um privilégio, que quero compartilhar com vocês
⇒ Então vamos lá:- URUCUM OU COLORAU
Modo de Preparo – URUCUM, URUCU OU COLORAU:-
Método Tradicional:- Segundo os antigos…e usado até hoje
⇒ Abre-se os frutos do urucuzeiro, retiram-se as sementes e coloque sobre uma forma e leve ao forno para desidratar. Não é para torrar não, só secar.
⇒ Feita esta etapa, leva-se as sementes desidratadas, ao liquidificador ou processador e bate-se com um pouco de fubá. Há quem peneire depois, vai do gosto.
⇒ Pronto está feito o nosso Colorau Natural. É só armazenar em recipiente fechado, e longe da umidade.
Meu método:- O que eu e minha esposa preferimos.
⇒ Abre-se o fruto do urucuzeiro, retiram-se as sementes e leve direto ao um pilão, socador (eu faço direto na panela), junte a quantidade de alho que você gosta ( eu uso muito alho em tudo), uma pitada de sal, só para dar uma liga.
⇒ É só socar e adicionar o óleo, fritar e dar o destino final que pode ser um arroz com colorau, preparos de molhos, etc. Basta por o resto dos ingredientes que você costuma usar.
⇒ Nós preferimos, por ficar molhadinho e não seco. E também porque realça mais a cor.
⇒ Outra utilização é Azeite de Urucum. Usamos principalmente para fazer farofas, dá cor e sabor delicioso. Retira-se as sementes, soca bem com um fio de azeite, em seguida vira em vidro com mais Azeite. É só deixa curtir.
⇒ Esperando ter contribuído com algo à mais para todos. Usem que não se arrependerão. Carlos Freire !!!
Curiosidades:- Urucum (planta)
Urucu, ou urucum, é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro (Bixa orellana), que chega a atingir altura de até seis metros. Apresenta grandes folhas de cor verde-claro e flores rosadas com muitos estames. Seus frutos são cápsulas armadas por espinhos maleáveis, que se tornam vermelhas quando ficam maduras.
Etimologia
“Urucu” e “urucum” originam-se do tupi transliterado uru’ku, que significa “vermelho”, numa referência à cor de seus frutos e sementes.
No Brasil, a tintura de urucu em pó é conhecida como colorau e usada na culinária para realçar a cor dos alimentos.
Usos
- Na culinária:- como condimento e também colorante, emprega-se sob a forma de pó obtido por trituração das sementes. É apreciado pela quase ausência de sabor e por não apresentar os efeitos prejudiciais dos corantes artificiais;
- Na cosmética:- empregam-no os ameríndios tropicais no preparo de tinturas para pintar o corpo, com a finalidade de proteção contra o rigor do sol (confere proteção contra radiação ultravioleta);
- Na medicina:- como medicamento fitoterápico, é dotado de inúmeras características e propriedades bioquímicas, que lhe dão aplicação em vasta gama de casos.
- Podem ainda, segundo informações coletadas entre os indígenas, ser usadas como repelente natural de insetos ( sementes ).
A Medicina Fitoterápica dispõe das informações precisas sobre o uso médico. Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Urucu_(planta)
Quer aprender ou se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-
⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓
Culinários e Vida e Saúde
Gostou dessa receita e curiosidade, deixe o seu
comentário, curta a fanpage, compartilhe.
Carlos Freire – Editor
Dê a sua Avaliação. Obrigado