BÉARNAISE SAUCE – Receita de Molho Béarnaise Especial
BÉARNAISE SAUCE – (Molho Béarnaise) :- Um molho cremoso, a base de manteiga, gemas e ervas. Por
Este é um molho ótimo para acompanhar carnes assadas, peixes e legumes e pode ser servido quente ou em temperatura ambiente. Fica um molho parecido com uma maionese caseira, só que mais incrementada, e realmente fica ótimo com carne.
Ingredientes:-
⇒ 1 colher de sopa de échalote (cebolinha doce) picada
⇒ 2 colheres de sopa de estragão misturado com cerofólio (primo da salsinha) picado, ( fresco ou seco ) – Cerofólio veja em Curiosidades
⇒ 1 pitada de tomilho (fresco ou seco)
⇒ 1/2 folha de louro
⇒ 1/2 xícara de café de vinagre branco
⇒ 1 xícara de vinho branco seco
⇒ 1 pitada de sal
⇒ 1 pitada de pimenta do reino branca moída na hora
⇒ 2 gemas
⇒ 1 colher de sopa de água
⇒ 1/2 xícara de chá + 1 colher de sopa rasa de manteiga fresca amolecida, mas não derretida ( 125 g)
⇒ 1 colher de sopa de suco de limão
⇒ 1 pitada de pimenta-cayena
Utilize as Tabelas de Medidas (Conversor)
Modo de Preparo do BÉARNAISE SAUCE:-
⇒ Junte os 8 primeiros ingredientes e leve ao fogo, em panela pequena, deixando ferver brandamente, até reduzir o volume a 1/3.
⇒ Deixe amornar e acrescente as gemas já batidas com a água.
⇒ Leve ao fogo, em banho-maria brando, batendo sempre com o batedor de varas (veja em curiosidades).
⇒ Quando começar a engrossar, junte a manteiga pouco a pouco sem parar de bater, jogando pequenos salpicos de água ( cerca de 1 colher de sopa), que vão ajudar a engrossar o molho.
⇒ Tempere e passe por uma peneira.
⇒ Mantenha em banho-maria até a hora de servir, devendo nessa hora bater de novo.
⇒ Sirva com carnes, peixes e legumes.
⇒ Rendimento:- cerca de uma xícara. Por Fonte:- https://www.comidaereceitas.com.br/molhos-e-cremes/molho-bearnaise-especial.html
Dica:- Se o prato a ser acompanhado exigir mais, duplique ou triplique a receita, pois já que o trabalho é o mesmo. Aproveite e faça 2 ou 3 xícaras.
Curiosidades – Cerefólio
Histórico:- O cerefólio é uma erva originária da região mediterrânea da Europa, sendo conhecido como “folha da alegria”. É usada, principalmente, na culinária, devido ao seu sabor e aroma peculiares, que lembra levemente a mirra. Os romanos a usavam muito e difundiram seu uso na Europa, principalmente na Inglaterra e França.
Uso Culinário:- Muito usada na cozinha francesa, de aroma delicado, o cerefólio pode ser usado em tudo o que leva salsa: omeletes, saladas, vinagretes, molhos com creme, sopas ou carnes assadas. Procure acrescentar ao prato cozido, no último instante. Artigo completo em:- http://www.hortaemcasa.com.br/mostraproduto.asp?prod=FFCFE5
Mais Curiosidades e Dicas
⇒ Não desista de primeira, pois…
OBS:- Esse é um dos molhos mais difíceis de fazer. Só quem já se aventurou a prepará-lo conhece as armadilhas escondidas na operação. Pois, mesmo que o cozinheiro não tenha feito nada de errado, a iguaria pode desandar quando menos se espera. O risco está justamente no fato de que o molho béarnaise resulta de coisas que não se misturam como água (contida no vinagre e no vinho) e gordura (da manteiga). Por isso, a mistura pode transformar-se, em questão de segundos, numa espécie não exatamente apetitosa de flutuantes ovos mexidos. A tragédia pode ter suas causas no superaquecimento, por puro descuido do cuca – pois o molho exige cozimento em fogo brando, de preferência em banho-maria.
Artigo completo em:- http://super.abril.com.br/ciencia/culinaria-ciencia-ao-molho-bearnaise
Quer aprender ou se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-
⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓
Culinários e Vida e Saúde
Gostou dessa receita e dessa curiosidade, deixe
o seu comentário, curta a fanpage, compartilhe.
Carlos Freire – Editor
Dê a sua avaliação (estrelinhas). Obrigado