CHÁ DE HIBISCO:- Como preparar e consumir para emagrecer
CHÁ DE HIBISCO:- Como preparar e consumir para emagrecer
Ele ainda reduz a gordura da barriga e controla os níveis de colesterol, pressão arterial
O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins.
A bebida conta com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem para evitar o acúmulo de gorduras.
Chá evita o acúmulo de gordura
A mesma pesquisa citada acima concluiu que o chá de hibisco é capaz de reduzir a adipogênese. Este processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros, e quanto mais adipócitos, mais gordura no corpo.
Ao diminuir este processo, o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e quadris. Ainda não está claro qual é a substância presente na bebida que é responsável pelo benefício. Porém, acredita-se que a ação antioxidante dos flavonoides antocianina e quercetina contribui para reduzir o depósito de gordura.
O mesmo estudo comparou o chá de hibisco com o chá preto e observou que o primeiro é mais eficiente para o combate do colesterol do que o segundo. Isto porque o preto apenas aumentou o HDL, mas diminuiu o LDL. O chá de hibisco é tão interessante para pessoas que possuem problemas com os níveis de colesterol por ser rica em substâncias com ação antioxidante.
Controla o colesterol:-
O consumo do chá de hibisco contribui para a diminuição do colesterol ruim, LDL, e aumento do colesterol bom, HDL. A bebida diminuiu o colesterol LDL em 8% e aumentou o HDL em 16,7%.
Ação diurética:-
O chá de hibisco tem efeito diurético, por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos.
Controla a pressão arterial:-
Um estudo publicado no Journal of Nutrition concluiu que o chá de hibisco ajuda a baixar a pressão arterial. A pesquisa contou com 65 pacientes que tiveram os níveis de pressão arterial reduzidos.
Como preparar e consumir o Chá
Caso utilize a flor a granel, procure aquecê-la o mínimo possível para não perder as propriedades. Separe 200 ml de água, deixe ferver, desligue o fogo e adicione 5 gramas, o equivalente a uma colher de chá rasa da flor seca. Tampe e deixe descansar por 3 a 5 minutos. Depois é só coar e consumir.
Receitas para deixar o chá de hibisco mais saboroso
Apesar de apresentar diversos benefícios para saúde, muitas pessoas acabam rejeitando a mistura devido a seu gosto intenso. Porém, adicionar alguns ingredientes no preparo deixarão o sabor mais agradável. Confira abaixo algumas receitas:
Suco de hibisco com morango e hortelã
Ingredientes:-
⇒ 1 colher (sopa) de hibisco,
⇒ 4 morangos;
⇒ 2 folhas de hortelã
Modo de Preparo:-
⇒ Ferva 250 ml de água e desligue o fogo. Acrescente a flor de hibisco. Deixe tampado por 5 minutos em infusão e coe. Depois de resfriado, bata o chá de hibisco com os morangos e as folhas de hortelã. Acrescente gelo se desejar.
Picolé de iogurte, amora e chá de hibisco
Ingredientes:-
⇒ 1 pote de iogurte natural desnatado,
⇒ 2 xícaras de amoras ou outra fruta vermelha,
⇒ 150 ml de chá de hibisco,
⇒ Mel ou açúcar orgânico a gosto,
⇒ 1 colher de sopa de semente de chia
Modo de Preparo:-
⇒ Prepare o chá de hibisco, colocando em água quente, mas não fervente. Leve o chá pronto e 1 xícara de frutas vermelhas para cozinhar, deixe ferver até engrossar. Retire, reserve e misture com a semente de chia.
⇒ Misture o iogurte com essa calda, até ficar homogêneo. Em forminhas de gelo ou próprias de picolé, faça camada de iogurte e 1 de amoras frescas inteiras ou amasse um pouco.
⇒ Se for fazer como picolé, coloque os pauzinhos e leve ao congelador. Para desenformar, retire antes do congelador e mergulhe em água.
Quantidade recomendada do chá
A orientação é consumir um copo de 200 ml do chá. Para cada copo deve ser utilizado de 4 a 6 gramas da flor seca, equivalente a uma colher de chá, ou dois a três pacotinhos de chá (cada sachê contém 1,5 gramas da flor).
Por ter ação diurética, o consumo em excesso do chá pode fazer com que a pessoa elimine muito eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo composto principalmente por cálcio, potássio, sódio e magnésio. A falta destas substâncias pode levar à desidratação. Veja artigo completo em…
Fonte:- http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17082-cha-de-hibisco
Quer aprender ou se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-
⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓
CULINÁRIOS e VIDA E SAÚDE
Gostou dessa receita e curiosidade, deixe o seu
comentário, curta a fanpage, compartilhe.
Carlos Freire – Editor
Deixe a sua Avaliação (estrelinhas). Obrigado
Descubra mais sobre Paraíso da Cozinha
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.