LICOR DE PEQUI – Bebida digestiva com sabor marcante!
Ingredientes:-
⇒ 1 kg de açúcar
⇒ 1 litro de álcool de cereais ou vodka
⇒ 1 xícara e meia de massa de pequi
⇒ 1 litro de água.
Modo de Preparo do LICOR DE PEQUI:-
⇒ Lavar bem o pequi e colocar para cozinhar. Deixar esfriar, eliminando os caroços
⇒ Coloque a massa do pequi na ”infusão” por 15 dias no álcool ou vodka.
⇒ Coar, filtrar e fazer o xarope com água e açúcar.
⇒ Colocar a infusão no xarope frio, engarrafar e deixar envelhecer. Fonte:- http://cozinhamenina.blogspot.com.br/2015/12/licor-de-pequi.html
Curiosidades:- Fabricação de Licores e Xaropes
Existem várias maneiras de se preparar licores, que foram passadas de geração a geração até chegarem à produção em escala industrial por meio de processos mais sofisticados. Apesar de todo o avanço tecnológico, o processo básico de fabricação de bebida especificamente, continua o mesmo utilizado pelas nossos avós. O charme, o encanto e a magia do licor, servido como aperitivo ou como digestivo, prevalece até os nossos dias.
Curiosidades de Licor (continuação)
O licor é uma bebida alcoólica que se caracteriza pela elevada proporção de açúcar, misturado com álcool e alguns princípios aromáticos extraídos de frutas, folhas, flores, raízes, sementes, ervas, sucos, cascas de frutas ou até de produtos de origem animal. Sua graduação alcoólica varia de 18º a 54º GL.
De fácil preparo, os licores artesanais ou caseiros constituem uma alternativa para o aproveitamento de produtos regionais, agregando valor e possibilitando a geração de renda para a família rural. A fabricação do licor artesanal deve privilegiar o natural, buscando a utilização de matéria-prima cultivada pelo próprio fabricante, o que possibilita maior controle sobre a qualidade do produto final.
O segredo do licor artesanal de boa qualidade está na perfeita combinação entre o princípio aromático, o álcool e o açúcar, o que resultará em um produto harmônico, em cor, sabor e aroma. A qualidade da bebida também está diretamente ligada à seleção adequada da matéria-prima, aos cuidados de higiene e, principalmente, ao gosto, habilidade, paciência e dedicação do fabricante.
O curso “Como Produzir Licor e Xarope”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, apresenta algumas tecnologias de produção de licores que aproveitam a riqueza e o sabor de frutas regionais e de outros produtos tradicionalmente consumidos pelas famílias brasileiras. Além das bebidas alcoólicas, contém receitas de xaropes de abacaxi, groselha, maracujá, pitanga, tamarindo e uva. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo de Maria da Graça Lima Bragança, economista doméstica, coordenadora técnica do projeto Bem-Estar Social do departamento técnico da EMATER-MG. Fonte:- http://www.tecnologiaetreinamento.com.br/gastronomia-padaria/receita-caseira/fabricacao-licores-xaropes/
Quer aprender ou se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-
⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓
Culinários e Vida e Saúde
Gostou dessa receita e curiosidade, deixe o seu
comentário, curta a fanpage, compartilhe.
Carlos Freire – Editor
Deixe a sua Avaliação (estrelinhas). Obrigado
Descubra mais sobre Paraíso da Cozinha
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.