Massa podre pela Chef Carmen Jamil
Massa podre para empadas pela Chef Carmen Jamil
Massa podre para empadas pela Chef Carmen Jamil
Postado no Grupo Paraíso da Cozinha em 12 de abril de 2016.
Ingredientes:-
♦ 500 g de farinha de trigo gelada
♦ 150 g de gordura vegetal gelada (usei Primor) (ou então margarina gelada e picada*)
♦ 125 g de manteiga gelada e picada
♦ 60 ml de água gelada
♦ 2 colheres de chá rasas de sal
♦ 3 gemas geladas
Massa podre para empadas
Modo de Preparo:-
Em primeiro lugar:- Misturar a farinha e as gorduras e fazer uma farofa.
⇒ Em seguida, acrescentar a água gelada o sal e as gemas. Misturar tudo, mas amassar bem e levar a geladeira por 1 hora.
ACABAMENTO – PARA PINCELAR:-
⇒ 1 gema + 2 colheres de chá de azeite + 2 colheres de chá de leite para pincelar (usei 1 gema + 1 colher de sobremesa de azeite para dar mais brilho, mas não fica legal, pois descola da massa). Fica divina, maravilhosa, portanto um paraíso.
DICAS SOBRE AS MEDIDAS:-
⇒ *Copo = 185 ml
⇒ *Colher de chá = 2,5 ml
⇒ *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
Bom proveito! Chef Carmen Jamil
Curiosidades – Empadão goiano
O empadão goiano é uma torta salgada típica do estado de Goiás com variados recheios. A torta era originalmente chamada de empada ou então empada goiana, até que nos anos 80 passou a ser chamada de empadão ou empadão goiano, talvez para distingui-las das empadas e empadinhas que estariam se popularizando.
Preparo
Via de regra, a torta é assada em fôrma, forrada com a própria massa, normalmente redonda e geralmente servida quente. Seu tamanho contudo varia muito. Um empadão individual tem 14 ou então 15 centímetros de diâmetro, mas são comuns os de 20 centímetros, e podem chegar a mais de 35 centímetros.
O recheio também varia bastante. A carne predominante é o frango, geralmente peito, acompanhado de lombo ou pernil de porco. Não há uma receita definida, o ideal é que se tenha liberdade para aproveitar restos de frango, peru, carne de porco ou então linguiça.
Além da carne, são ingredientes básicos, o queijo de minas, a guariroba e azeitonas em molho à base de tomate. Existem contudo muitas variações, nas quais é comum o acréscimo de milho verde, ovos, vários tipos de pimenta e legumes.
Empadinhas são normalmente encomendadas e servidas em aniversários, casamentos e reuniões comerciais (em meio a muitas outras quitandas) enquanto o empadão goiano é preparado em casa e servido em casa, em datas festivas e reuniões familiares (freqüentemente como prato principal). Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Empad%C3%A3o_goiano
Quer aprender ou então se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-
⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓
Culinários e Vida e Saúde
Gostou dessa receita e curiosidade, deixe então o seu comentário,
curta a Página do PARAÍSO DA COZINHA, compartilhe.
Deixe a sua Avaliação (estrelinhas). Obrigado!
Carlos Freire – Editor
Cadastre-se no BLOG para receber novos artigos e receitas.