RECEITA MOQUECA DE PEIXE CAPIXABA:- Moqueca, só Capixaba; o resto é Peixada!
POR:- HANNY GUIMARÃES
A frase acima, criada pelo jornalista José Carlos Monjardim, ilustra bem o sentimento dos habitantes do Espírito Santo com seu prato mais famoso.
A moqueca capixaba, como é conhecida a iguaria que tem como principais ingredientes peixe, coentro, tomate e cebola, rivaliza com a também deliciosa moqueca baiana, mas é considerada mais leve por não levar leite de coco nem azeite de dendê, itens básicos da vizinha “arretada”.
Tradicional, a moqueca capixaba tem origem indígena, e até o século XIX era considerada a comida típica de comunidades ribeirinhas. Dourado e badejo são os preferidos, mas o cação – geralmente mais em conta – também rende uma saborosa receita. O importante é usar sempre peixe fresco.
Outro item que faz parte da cultura da moqueca é a panela de barro, também típica do Espírito Santo. Produzida com esmero pelas conhecidas paneleiras de Goiabeiras, a panela demora mais para esquentar, mas conserva o calor como poucas e mantém a temperatura mesmo depois de quase 1 hora longe do fogão. A receita a seguir é reproduzida há anos por minha família e espero dar continuidade à deliciosa tradição.
RECEITA MOQUECA DE PEIXE CAPIXABA Ingredientes:-
⇒ 1 quilo de peixe limpo e cortado em postas (pode ser badejo, dourado, cação)
⇒ ½ quilo de camarão
⇒ 4 tomates picados
⇒ 1 tomate cortado em rodelas
⇒ 2 cebolas picadas
⇒ 1 cebola cortada em rodelas
⇒ 1 maço de cebolinha picada
⇒ 1 maço de coentro picado
⇒ 2 dentes de alho
⇒ 3 colheres de sobremesa de colorau, diluídas em ¼ de xícara de óleo de girassol
⇒ 2 bananas da terra cortadas em rodelas grossas
⇒ 1 limão
⇒ Sal
⇒ Azeite
Utilize as Tabelas de Medidas (Conversor)
Modo de Preparo da RECEITA MOQUECA DE PEIXE CAPIXABA:-
⇒ Com um pilão, soque o alho com uma colher de sobremesa de sal até virar uma pasta e reserve.
⇒ Tempere as postas de peixe com sal e pimenta-do-reino a gosto e reserve.
⇒ Em uma panela, doure no azeite a cebola, a pasta de alho e acrescente o tomate e o colorau diluído no óleo, fazendo o refogado.
⇒ Diminua a chama do fogão e coloque as postas do peixe sobre o refogado, empurrando um pouco com a parte de trás de uma colher para que as postas fiquem quase submersas no molho. Regue o peixe com o suco de 1 limão.
⇒ Acomode as bananas entre as postas e deixe cozinhar por 15 minutos.
⇒ Verifique o sal e acrescente os camarões também já previamente temperados com uma pitada de sal e pimenta-do-reino e deixe mais 5 minutos.
⇒ Coloque sobre os camarões as rodelas de tomate e cebola, regue com azeite e espalhe a cebolinha e o coentro picados. Abafe a panela com a tampa, deixando mais um minuto e desligue o fogo.
Sirva com um arroz branco fresquinho. Fonte:- http://colunas.globorural.globo.com/picadinho/2011/02/04/moqueca-so-capixaba-o-resto-e-peixada/
OBS:- Se possível procure usar Urucum natural, pois colorau é feito com Urucum e Fubá, alterando (neutralizando) o seu sabor. Carlos Freire.
Quer aprender ou se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-
⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓
Culinários e Vida e Saúde
Gostou dessa receita e dessa curiosidade, deixe
o seu comentário, curta a fanpage, compartilhe.
Carlos Freire – Editor
Dê a sua avaliação (estrelinhas). Obrigado