CEBOLINHA

10 Grandes Benefícios da Cebolinha para Saúde – BY:- Equipe Biosom. Com Dicas de Como Plantar e Consumir. Confira…

cebolinha

10 Grandes Benefícios da Cebolinha para Saúde – BY:- Equipe Biosom




Quem nunca torceu o nariz para aquelas folhinhas verdes na comida? É, a cebolinha nem sempre é bem aceita para muitas pessoas, que dão um jeitinho de deixá-las no cantinho do prato.

Mas o que muitos não sabem é que essas pequenas folhas em forma de haste fazem muito bem a saúde proporcionando bem estar, prevenção contra doenças crônicas e propriedades medicinais. Para você que não gosta de cebolinha, veja agora 10 motivos para incluí-la na alimentação.

Valor Nutricional da Cebolinha

Cebolinha é um alimento muito nutritivo com inúmeros benefícios a saúde e quase não tem calorias. Então, venha conferir seus valores nutricionais:

  • Vitaminas: possui vitamina A, B, C e K.
  • Minerais: é rica em cálcio, fósforo, potássio e magnésio.
  • Antioxidante: é uma boa fonte de antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças do coração e o envelhecimento.
1 colher de cebolinha contém:-
  • 1 caloria
  • 0 g de proteína
  • 9 mg de potássio
  • 0 g de gorduras
  • 0 g de carboidratos
  • 3 mg de cálcio
  • 3 mg de ácido fólico
  • 3% do valor diário de vitaminas A e C
  • 6 mg de vitamina K

Veja os 10 Benefícios da Cebolinha

1- Melhora a densidade dos ossos

boneup

Quem sofre com problemas ósseos deve incluir cebolinha na alimentação. Estudos mostram que a vitamina K é fundamental para a saúde dos ossos, pois ajuda na fixação do cálcio. Tornando-os mais fortes e com menos chances de ter osteoporose.

2- Ajuda no desenvolvimento do bebê

2016-02-18_162013

Para as gestantes a ingestão diária de cebolinha pode ajudar no desenvolvimento do bebê. Uma das principais causas é a presença de vitamina B ou folato que auxilia na formação das células e no crescimento. Para bebês prematuros, a vitamina K evita hemorragias espontâneas.

3- Melhora a memória

2016-02-18_162045

Para quem sofre com perda de memória, a colina encontrada na cebolinha pode ajudar o cérebro a guardar informações. Isso só é possível porque essa vitamina ajuda na formação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, que retarda a perda de memória.

4- Previne a depressão

2016-02-18_162147

Níveis consideráveis de folato são encontrados na cebolinha que auxilia no equilíbrio da homocisteína. Em excesso esse aminoácido pode formar coágulos e impedir a passagem do sangue ao cérebro. Também impede a produção dos hormônios do bem estar, resultando na depressão e falta de sono.

5- Melhora o sistema digestivo

2016-02-18_162233

Problemas no trato digestivo podem ser evitados com as propriedades da cebolinha. Um dos motivos é a grande quantidade de fibras que melhoram o trânsito intestinal. Estudos mostram que esse tempero é antibacteriano e antifúngico, eliminando bactérias que atrapalham o bom funcionamento do intestino como a salmonela. Também a presença de minerais como zinco, cobre e manganês ajudam na digestão.

6- Previne a pressão arterial elevada

2016

Cebolinha contém quantidades significativas de alicina, um fitonutriente capaz de reduzir a pressão sanguínea agindo como um vasodilatador. Sabemos que o colesterol é uma das causas da elevação de pressão e a alicina age na produção de uma enzima capaz de equilibrar a gordura no organismo e impedir a formação de coágulos. Assim podemos concluir que esse fitoquímico serve para prevenir doenças do coração.

7- Protege contra infecção

2016-02-18_162448

Enxofre é um mineral presente na cebolinha restringindo o crescimento de fungos, enquanto a vitamina K ajuda na coagulação do sangue. Eles também são encontradas para aumentar a circulação do sangue e a absorção de vitamina B1 no corpo reduzindo assim o estresse e fadiga. A vitamina C presente também atua como um antioxidante poderoso que protege os tecidos do corpo contra danos e inflamação

8- Auxilia na função respiratória

2016-02-18_163051

Conhecido por propriedades anti-bacterianas e anti-virais, cebolinha é um dos remédios naturais mais usadas ​​para tratar infecções virais como gripe e resfriado. A cabolinha também estimula o sistema respiratório e ajuda a eliminar o escarro.

9- Embeleza a pele

2016-02-18_162526

A vitamina A age como um antioxidante retardando o processo de envelhecimento e estimulando a produção de colágeno. Que conseqüentemente torna a pele mais firme e brilhante diminuindo problemas de pele como a acne.

10- Acelera a cicatrização

2016-02-18_162659

Por ser rica em vitamina C, que ajuda na proteção das células, a cebolinha melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos, facilitando a coagulação e cicatrização de machucados.

Como consumir?

Cebolinhas são usadas para dar um toque final ao prato, conferindo sabor e aroma bem suaves, porém característicos.

Sendo considerada uma erva, ela possui caule, que deve ser retirado antes do preparo. Pode ser consumida crua ou cozida como tempero. Dica: Se for adicionar cebolinha em um alimento cozido, o faça 5 minutos antes de apagar o fogo, pois o excesso de cozimento faz com que se perda sabor e textura.

Os médicos recomendam a ingestão de 3 hastes de cebolinha por dia. A melhor maneira de aumentar a conservação é por guardar em sacos plásticos dentro da geladeira.

Dicas de como comprar no mercado:-

  • Geralmente, são separadas em feixes, então fique atento a cor e se estiverem num tom verde escuro elas estão frescas.
  • Veja se estão firmes e evite as murchas.

Como cultivar cebolinha em casa?

Para se livrar de agrotóxicos usados em alimentos, você pode cultivar cebolinha no quintal de sua casa. Isso é possível devido ao seu fácil crescimento, podendo ser plantada em espaços bem pequenos, que tenham a luz do sol. Veja como fazer:

1- Separe um local ou vasinho para plantá-las.

2- Prefira terra drenada e fértil, para um fácil cultivo.

3- Com a terra molhada, jogue as sementes de cebolinha ou plante algumas hastes adultas.

4- Molhe com água, mas não encharque a planta.

5- Para crescer forte, deixe tomar luz do sol durante algumas horas por dia e sempre retire matos invasores.

6- Após 75 a 120 dias estará pronta para colheita.

Curiosidades:-
  • As cebolinhas são da família de Allioideae e tem como nome científico Allium schoenoprasum.
  • É um ótimo estimulante de apetite. Por Equipe Biosom. Fonte:- https://biosom.com.br/blog/alimentacao/10-grandes-beneficios-da-cebolinha-para-saude/




Quer aprender ou se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-

⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

cursos

Culinários e Vida e Saúde

Gostou dessa receita, deixe o seu comentário,
curta a fanpage, compartilhe. Dê a sua
avaliação (estrelinhas). Obrigado
Carlos Freire – Editor




Summary
recipe image
Recipe Name
10 Grandes Benefícios da Cebolinha para Saúde
Published On
Average Rating
3.51star1star1star1stargray Based on 3 Review(s)

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado