COMO PREPARAR CARNE DE SOL

COMO PREPARAR CARNE DE SOL, Tipo Charque, em Casa :- Vídeo e Curiosidade! Aprenda a diferença entre Carne de Sol, Charque e Carne Seca!

carne-seca-video

 COMO PREPARAR CARNE DE SOL, Tipo Charque, em Casa :- Vídeo e Curiosidade!




COMO PREPARAR CARNE DE SOL Tipo Charque

A carne-seca é uma das formas mais antigas de conservação de alimentos para os povos de caçadores e pastores nômades. Tradicionalmente, seca-se carne de porco, vaca, carneiro, rena, peru,cavalo, avestruz e camelo, entre as espécies domesticadas, para além de várias espécies de animais selvagens. Existe evidência arqueológica de que o homem-de-neandertal secava carne de mamute.

A forma mais simples de se conservar carne consiste em cortá-la em pedaços que se possam colocar num lugar onde o ar seco retire a umidade da carne, mesmo sem qualquer espécie de cura. Isto só é possível em climas que tenham uma estação seca e fria.

Fonte do Vídeo:- https://www.youtube.com/watch?v=zCUlzI2n0ic

Brasil

No Brasil, a carne-seca também é chamada carne do ceará, ceará, carne do sul, charque, carne-velha, jabá, iabásambamba e sumaca. São mantas de carne, em geral carne bovina, submetidas a processo de salga, e empilhadas em lugares secos, para desidratação e melhor conservação. São muito consumidas em receitas de norte a sul do Brasil, mas principalmente do Nordeste.

Não é raro a utilização dos termos “carne-seca“, “charque” e “carne de sol” como sinônimos; no entanto, existem diferenças basicamente no modo de preparação.

A carne-seca é colocada manualmente em pouca salmoura, empilhada e exposta por pouco tempo ao sol; o produto final mantém algumas características do corte original.

No charque, a salga e exposição ao sol são intensos, as mantas são praticamente enterradas em sal e expostas ao sol por dias; o produto final tem suas qualidades sensoriais muito alteradas.

A carne de sol é preparada artesanalmente, com peças interiças e não sob a forma de mantas; também leva menos sal que as outras carnes dessecadas e apesar do seu nome, é deixada em locais cobertos e bem ventilados para desidratação; também é um produto perecível e deve ser mantido sob refrigeração.

COMO PREPARAR CARNE DE SOL Tipo Charque, em Casa

carne-seca-video

Preparação

A carne é desossada e cortada em “mantas” largas mas de pouca espessura; são realizados pequenas perfurações na carne para melhor penetração do sal; é feita salga manual, por toda sua superfície; as mantas de carne são empilhadas para escorrimento da salmoura, e constantemente mudadas de posição, para facilitar a evaporação; são então expostas ao sol em varais, durante 30 a 60 minutos das primeiras horas da manhã e a seguir dobradas e embaladas.  Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Carne-seca




Quer aprender ou se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-

⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

cursos

CULINÁRIOS e VIDA E SAÚDE

Gostou deste vídeo, deixe o seu comentário, curta a
fanpage e compartilhe com seus amigos
Carlos Freire – Editor
Deixe a sua Avaliação (estrelinhas). Obrigado




Summary
recipe image
Recipe Name
COMO PREPARAR CARNE DE SOL Tipo Charque, em Casa !
Published On

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado