MEL

MEL – Origem do Mel. O mel é um alimento totalmente natural. Conheça mais sobre esse poderoso alimento…

ORIGEM DO MEL




ORIGEM DO MEL

03 de Outubro é o dia das abelhas.

O mel é um alimento totalmente natural, que é proveniente de um órgão das flores, o nectário. O néctar é constituído de água e açúcar, e outras substâncias como; aminoácidos, minerais, vitaminas, ácidos orgânicos, enzimas, óleos aromáticos, etc.

Além disso, é um produto açucarado que é produzido pelas abelhas através do néctar que elas sugam das flores ou de secreções de partes vivas das plantas.

mel

As substâncias que são sugadas pelas abelhas são levadas ao seu sistema digestivo onde são transformadas; e em seguida são depositadas nos alvéolos da colmeia para amadurecer. Após a abelha recolher o néctar das flores, ele é misturado com outras substâncias e administrado por elas; quando ocorre à transformação ele é colocado em alvéolos da colmeia até tornar-se maduro.

Nem todo mel é igual, as características deles como, cor, sabor, viscosidade, não dependem da abelha, mas sim o tipo da flor, das zonas geográficas e condições climáticas.

ORIGEM DO MEL

Sempre que possível, a abelha procura nectários com um teor de açúcar alto. Diariamente a abelha passa por mais de 50 mil flores, e faz de 13 a 17 viagens das flores até a colmeia  Elas voam aproximadamente 500 metros.
A quantidade de plantas que crescem e produzem néctar em um determinado período também influenciam na composição do mel.

O néctar é depositado na colméia pelas abelhas coletoras sobre os favos. As abelhas mais jovens é que vão fazer o trabalho de transformação. As abelhas caseiras o preparam e avaliam a umidade e teor de açúcar.

Colméia
                  Colméia

Depois de pronto ele é colocado nos alvéolos, e enquanto isso outras abelhas ficam observando se tudo está correndo bem; e abanam a suas asas para manter a temperatura local e secar o excesso de água. Por fim, se tudo estiver correto, os alvéolos são cobertos com uma fina camada de cera.
Existem muitas variedades, dependendo da sua origem ele pode ser: Mel de eucalipto, de laranja, de cipó-uva, de marmeleiro, de assa-peixe, etc.

É o alimento natural de enorme fonte de energia. Ele pode ser consumido por qualquer pessoa de qualquer idade, e diariamente, pois ele equilibra o processo biológico do corpo, por ser o único alimento que contém proporções equilibradas de fermentos, vitaminas, minerais, ácidos e aminoácidos, semelhantes a hormônios, substâncias bactericidas e aromáticas. Pode ser consumido puro ou em Sucos, Vitaminas, Iogurtes, Salada-de-frutas, etc. Fonte:- http://www.colegioweb.com.br/mel/origem-do-mel.html#ixzz3kBcLGzU1

mel-b

X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X

Cristalização do Mel – Detalhe

Detalhe da Cristalização do Mel
         Detalhe da Cristalização do Mel

A cristalização é uma garantia da sua qualidade e de sua pureza, quando cristalizado ele mantém todas as suas propriedades nutricionais e energéticas, além de manter o aroma e sabor. Geralmente, os méis puros acabam por cristalizar com o passar do tempo, se ele não cristalizar é possível que tenha sido submetido ao aquecimento durante o processo de extração, ou, talvez, antes do envasilhamento. Os cristais retornam ao estado liquido quando colocados em banho-maria a uma temperatura de 40 °C, o que não ocorre com mel fraudado por conter, em sua maioria, açúcar de cana.

Mel – Uso e Consumo

Além de ser utilizado como adoçante, ele sempre foi reconhecido devido às suas propriedades terapêuticas.

Apesar de suas propriedades terapêuticas o mel não pode ser consumido por crianças com idade inferior a 1 ano, devido a possibilidade de contaminação pela bactéria Clostridium botulinum, causadora de botulismo. O sistema imune de crianças nesta faixa etária não possui capacidade imunológica para destruir o microorganismo.

Também é utilizado na composição de bebidas como o hidromel, bebida fermentada a partir do mel e água, e aponcha, feita de aguardente de cana-de-açúcar, mel de abelhas e sumo de limão.

No Brasil, ele não é visto como alimento, mas sim como medicamento, sendo mais procurado e utilizado nos meses mais frios do ano.

Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Mel

Quer aprender ou se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-

⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

cursos

Culinários e Vida e Saúde

Gostou deste artigo, deixe o seu comentário,
curta a fanpage. Carlos Freire – Editor
Dê a sua avaliação (estrelinhas). Obrigado




Summary
recipe image
Recipe Name
ORIGEM DO MEL
Published On

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado