Mel

MEL – Origem do Mel = O mel é um alimento totalmente natural…

Mel





MEL

Eles não são iguais, as características deles como, cor, sabor, viscosidade, não dependem da abelha, mas sim o tipo da flor, das zonas geográficas e condições climáticas.

Pote de Mel

O néctar é depositado na colméia pelas abelhas coletoras sobre os favos. As abelhas mais jovens é que vão fazer o trabalho de transformação. As abelhas caseiras o preparam e avaliam a umidade e teor de açúcar.

Colméia
                  Colméia

Depois de pronto ele é colocado nos alvéolos, e enquanto isso outras abelhas ficam observando se tudo está correndo bem, e abanam a suas asas para manter a temperatura local e secar o excesso de água. Por fim, se tudo estiver correto, os alvéolos são cobertos com uma fina camada de cera.
Existem muitas variedades, dependendo da sua origem ele pode ser: Mel de eucalipto, de laranja, de cipó-uva, de marmeleiro, de assa-peixe, etc.

É o alimento natural de enorme fonte de energia. Ele pode ser consumido por qualquer pessoa de qualquer idade, e diariamente, pois ele equilibra o processo biológico do corpo, por ser o único alimento que contém proporções equilibradas de fermentos, vitaminas, minerais, ácidos e aminoácidos, semelhantes a hormônios, substâncias bactericidas e aromáticas. Pode ser consumido puro ou em Sucos, Vitaminas, Iogurtes, Salada-de-frutas, etc. Fonte:- http://www.colegioweb.com.br/mel/origem-do-mel.html#ixzz3kBcLGzU1

 

X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X

Mel           

 Mel

Com a “domesticação” das abelhas para a produção de mel, temos então o início da apicultura. Atualmente, além do mel, podemos obter diversos produtos como o pólen apícola, a geleia real, a apitoxina e a cera. Além da produção e comercialização de rainhas e em alguns casos de enxames e crias. É o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de reconhecida ação antibacteriana. As abelhas produzem outros importantes produtos: a cera, a geleia real e o própolis.

 Polinização

                                   

abelhas
       Polinização                                    

As abelhas sugam o néctar da flor, depositando-o no papo ou vesícula nectífera, onde enzimas irão decompor o açúcar do néctar em dois açúcares mais simples, a frutose e a glicoseAo retornar a colmeia, a abelha deposita o néctar em favos onde este perderá grande parte de sua água e se transformando em mel.

                                                         

abelhas nos favosAbelhas trabalhando nos favos

Cristalização do Mel

Detalhe

Detalhe da Cristalização do Mel
         Detalhe da Cristalização do Mel

A cristalização é uma garantia da sua qualidade e de sua pureza, quando cristalizado ele mantém todas as suas propriedades nutricionais e energéticas, além de manter o aroma e sabor. Geralmente, os méis puros acabam por cristalizar com o passar do tempo, se ele não cristalizar é possível que tenha sido submetido ao aquecimento durante o processo de extração, ou, talvez, antes do envasilhamento. Os cristais retornam ao estado liquido quando colocados em banho-maria a uma temperatura de 40 °C, o que não ocorre com mel fraudado por conter, em sua maioria, açúcar de cana..

Uso e Consumo

Além de ser utilizado como adoçante, ele sempre foi reconhecido devido às suas propriedades terapêuticas.

Essas propriedades medicinais são atribuídas principalmente ao mel, dentre as quais a capacidade antimicrobiana vem sendo confirmada por meio de experimentos científicos. Propriedades anti-sépticas e antibacterianas também tem sido pesquisadas e confirmadas .

Apesar de suas propriedades terapêuticas o mel não pode ser consumido por crianças com idade inferior a 1 ano, devido a possibilidade de contaminação pela bactéria Clostridium botulinum, causadora de botulismo. O sistema imune de crianças nesta faixa etária não possui capacidade imunológica para destruir o microorganismo.

Também é utilizado na composição de bebidas como o hidromel, bebida fermentada a partir do mel e água, e aponcha, feita de aguardente de cana-de-açúcar, mel de abelhas e sumo de limão.

No Brasil, ele não é visto como alimento, mas sim como medicamento, sendo mais procurado e utilizado nos meses mais frios do ano.

Fonte:-https://pt.wikipedia.org/wiki/Mel

Gostou deste artigo, deixe o seu comentário,
curta a fanpage,compartilhe.

Carlos Freire – Editor

Summary
MEL - Origem do Mel = O mel é um alimento totalmente natural
Article Name
MEL - Origem do Mel = O mel é um alimento totalmente natural
Description
MEL- É um alimento totalmente natural. que é proveniente de um órgão das flores, o nectário. O néctar é constituído de água e açúcar,
Publisher Name
MEL
Publisher Logo

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado