ESPINAFRE

ESPINAFRE:- VEGETAL RICO EM VITAMINAS E MINERAIS

Espinafre3

 ESPINAFRE:- Vegetal rico em vitaminas e minerais

Espinafre (Spinacia oleracea) é uma erva daninha originária do centro e sudoeste da Ásia, pertencente à família das amarantáceas cujas folhas são comestíveis.

Espinafre
Espinafre
Spinacia oleracea na época de floração
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Amaranthaceae
Subfamília: Chenopodioideae
Género: Spinacia
Espécie: S. oleracea
Nome binomial
Spinacia oleracea
L.

É uma planta anual (raramente bianual), que cresce até cerca de 30 cm de altura. O espinafre pode sobreviver durante o inverno em zonas temperadas. As folhas são alternadas, simples, de ovaladas a triangulares na base, muito variáveis em tamanho, desde 2–30 cm de extensão e 1–15 cm de largura, com folhas maiores na base da planta e menores no topo.

No Brasil, espinafre é o nome popular da planta Tetragonia  (Aizoaceae), parecida ao verdadeiro espinafre, mas pertence a uma outra família botânica.

Etimologia

“Espinafre” é oriundo do termo árabe isbinakh.

Valor nutricional

Cada 100 gramas de espinafre (Spinacia oleracea) contém:

  • Calorias- 20kcal
  • Proteínas- 2,3g
  • Gorduras- 0,3g
  • VitaminaA – 7400 U.l.
  • Vitamina B1 (Tiamina) – 105 mcg
  • Vitamina B2 (Riboflavina) – 305 mcg
  • Vitamina B3 (Niacina) – 0,5 mg
  • Vitamina C (Ácido ascórbico) – 15 mg
  • Potássio- 770 mg
  • Cálcio- 80 mg
  • Fósforo- 40 mg
  • Enxofre- 40 mg
  • Sódio- 25 mg
  • Magnésio- 7 mg
  • Cloro- 6 mg
  • Silício- 4 mg
  • Ferro- 3 mg

Espinafre.1

Os Espinafres na cultura popular e controvérsias

O Marinheiro Popeye, figura clássica da banda desenhada (história em quadrinhos, no Brasil), faz frequente recurso dos espinafres, ficando mais forte fisicamente após o seu consumo. Isto seria explicado, em parte, pelo popularmente referido grande conteúdo em ferro dos espinafres, que em verdade não é muito diferente de outros vegetais.

O vegetal tem ainda um alto índice de ácido oxálico, que inibe a absorção e um bom aproveitamento desse mineral pelo organismo. Estudos mostram também que o ácido oxálico do espinafre pode interferir na absorção do cálcio presente em leites e seus derivados. Também é possível que o consumo de grandes quantidades de espinafre pode causar um efeito tóxico na pessoa que o ingere. O ácido oxálico se degrada em altas temperaturas.

O espinafre é uma verdura com uma alta carga nutritiva, pois traz em seu interior substâncias como Ferro, Cálcio, Fósforo e vitaminas A e B.

Espinafre

Ele atinge até 30 centímetros de altura e é preservado mesmo ao longo de períodos invernais, em países de clima temperado. Seu melhor período produtor se estende de julho a novembro e o vegetal atinge uma boa safra também em janeiro. No Brasil o espinafre designa popularmente a Tetragonia, similar à hortaliça autêntica, mas integrante de outra família de plantas.

O ferro que ele contém é essencial para a boa estruturação sanguínea, portanto erradica a anemia e a desnutrição, elimina o cansaço e fortalece o sangue; o cálcio e o fósforo, por sua vez, fortalecem a esfera óssea e os dentes, edifica os músculos e atua na coagulação do sangue.

Já a vitamina A é o remédio prescrito para o bom funcionamento da visão, preserva o vigor da pele, ajuda no desenvolvimento orgânico e previne infecções. Os nutrientes do Complexo B também atuam positivamente na epiderme, favorecem os sistemas digestivo e nervoso, impedem que os cabelos caiam.

No quesito medicinal o espinafre ainda é indicado para lutar contra a hipertensão, a hemofilia, pedras nos rins, artrites, escorbuto e diarreias, além de aumentar o fluxo menstrual e, assim, amenizar as cólicas. Ele é igualmente bom para o intestino, especialmente no caso de prisão de ventre, pois tem qualidades laxantes.

Esteticamente ele é utilizado para deixar a pele mais clara e eliminar manchas faciais quando estas resultam da atuação de substâncias biliares. Não é recomendado o consumo abusivo, pois desta forma pode se tornar tóxico para o organismo.

O consumidor, ao adquirir esta hortaliça, deve procurar por folhas mais frescas. Elas devem apresentar a coloração verde-escura, ser bem consistentes limpas e desprovidas de vestígios de insetos. Embalado em papel ou plástico e abrigado na geladeira, o espinafre pode durar mais tempo. Embora o caldo das verduras cozidas possa ser sempre aproveitado para o consumo, o do espinafre precisa ser eliminado.

Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Espinafre

Quer aprender ou se especializar clique e conheça

⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

cursos

Culinários e Vida e Saúde

 

Gostou deste artigo, deixe o seu
comentário,curta a fanpage,
Carlos Freire – Editor
Dê a sua avaliação. Obrigado
Summary
recipe image
Recipe Name
ESPINAFRE
Published On

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado