MINESTRONE

MINESTRONE – BY:- Eliana Pires Lebre! A Minestrone além de ser uma sopa nacional, é também um símbolo de sobrevivência e a síntese do poder de união e de força do Povo Italiano ! Vamos à receita…

minestrone

MINESTRONE




MINESTRONE – BY:- Eliana Pires Lebre!

Senta que lá vem textão, e em seguida a receita do Minestrone!!!!
Amo está história!!!! Nos dá a certeza de que a união de um povo, faz toda a diferença! !!!

A Minestrone além de ser uma sopa nacional, é também um símbolo de sobrevivência e a síntese do poder de união e de força do Povo Italiano !!!

⇒ Durante a Primeira Grande Guerra, o povo italiano passava muita fome porque o Governo fazia o “Raggionamento”, que era uma lei imposta pelo Governo durante a guerra; aonde tudo que era produzido e colhido seria entregue ao esforço de guerra para alimentar os soldados.

⇒ Apenas uma ração desta produção ( 20%) era devolvida à população para poder se alimentarem e sobreviverem, mas é claro que nunca foi o suficiente, pois os italianos tinham, na sua maioria, famílias numerosas.

⇒ Como o povo Italiano, sempre em toda sua história, é e foi um povo que passou por todo tipo de adversidade, e tinham consigo uma cultura milenar de sobrevivência, logo conseguiram um modo de poder ultrapassarem mais este obstáculo… unindo suas forças e também suas rações!!!

⇒ Organizados sempre pelo pároco e pelo prefeito da cidade, as pessoas se juntavam (1) uma vez ao dia na praça principal da cidade, e faziam uma grande “minestra” ou sopa em português.

⇒ Para que ali o pouco se tornaria muito e pudesse alimentar a todos e ainda o que sobrava era dividido para alimentar os inválidos, anciãos e pessoas que não podiam ir até a praça. Foi daí que surgiu o termo “La Piazza della Minestra” ou em português – A Praça da Sopa.

MINESTRONE

minestrone-a
MINESTRONE

⇒ Então as pessoas se juntavam em volta de uma grande fogueira com panelões imensos e ali naquela água quente com sal e azeite eram colocados os produtos de cada família para cozinhar e assim nascia o Minestrone, ou a Grande Minestra !!!

⇒ E assim aconteceu em várias épocas, anteriores e posteriores. aonde a ordem era sobreviver.

⇒ Devido a isso, esta receita se tornou tão substancial, pois era enriquecida com tudo que era produzido na terra e até no mar; e até hoje é receitada por médicos para pessoas em convalescença e recuperação.

⇒ Não existe uma receita específica para o minestrone, que pode ser feito com quaisquer legumes que estejam em época.

⇒ O minestrone pode ser vegetariano, conter carne, ou conter algum caldo à base de carne (como caldo de galinha ), grãos em geral, verduras e muito casos até com produtos do mar como algas, frutos e peixes.

A minha de hoje fiz assim:-
minestrone
MINESTRONE

MINESTRONE – Ingredientes:-

⇒ 2 xícaras de sobras de feijão (usei branco)
⇒ 2 colheres (sopa) de azeite
⇒ 1/2 linguiça calabresa cortada em cubinhos
⇒ 3 dentes de alho picado
⇒ 1 cebola picada
⇒ 2 batatas picadas
⇒ 1 cenoura picada
⇒ 1 abobrinha picada
⇒ 10 ervilhas tortas partidas em 3 pedaços
⇒ 3 tomates picados
⇒ Macarrão Ave Maria.
⇒ Sal, pimenta do reino e salsa a gosto

Utilize as Tabelas de Medidas (Conversor)

Modo de Preparo:-

⇒ Na panela de pressão:- Aquecer o azeite e dourar a linguiça. Acrescentar então o alho, a cebola, os tomates, os legumes e dar uma ligeira refogada.

⇒ Junte então o feijão, cubra com caldo (eu usei de frango) passando uns 3 dedos, tempere com sal e pimenta e tampe a panela. Assim que pegar pressão, conte 8 minutos e apague o fogo. Prove e corrija sal e pimenta.

⇒ Coloque macarrão a gosto, e assim que ferver, apague o fogo e deixe descansar uns 15 minutos. (Eu faço assim porque não gosto do macarrão mole demais)

⇒ Finalize com cheiro verde e sirva acompanhada de um bom vinho!

⇒ Ainda hoje se festejam dias santos ou comemorações com La Piazza della Minestra !!!
Bom Apetite! BY:- Eliana Pires Lebre!

Mais Curiosidade – Minestrone

minestrone é uma sopa italiana composta por uma grande variedade de legumes cortados e, quase sempre, arroz ou macarrão. Os ingredientes mais usados são tomate, feijão, cebola, cenoura, aipo e batata. Artigo  completo em:- https://pt.wikipedia.org/wiki/

Quer aprender ou se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-

⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

cursos

Culinários e Vida e Saúde

Gostou dessa receita e dessa curiosidade, deixe
o seu comentário, curta a fanpage, compartilhe.
Dê a sua avaliação (estrelinhas). Obrigado
Carlos Freire – Editor




Summary
recipe image
Recipe Name
MINESTRONE
Published On
Average Rating
51star1star1star1star1star Based on 2 Review(s)

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado