CABACINHA

QUEIJO CABACINHA:- Esse queijo é feito da mesma receita que se faz a Muçarela. Aprenda a fazer este queijo tão apreciado!

queijo-cabacinha

QUEIJO CABACINHA:- Esse queijo é feito da mesma receita que se faz a Muçarela…




… só que depois de se fazer a muçarela, a gente separa as porções do tamanho que se quer a trança ou a cabaça, enrola (no formato de trança ou cabaça), amarra-se um barbante no pescocinho e pendura para secar e esfriar…
QUEIJO CABACINHA:- É um tipo de Queijo Caseiro Mineiro muito encontrado à venda nas beiras de estradas mineiras e no interior do Brasil.

Esse queijo é feito da mesma forma da receita que se faz a muçarela… só que depois de se fazer a muçarela, a gente separa as porções do tamanho que se quer a cabaça, enrola (no formato de uma cabaça), amarra-se um barbante no pescocinho e pendura para secar e esfriar…

Ingredientes:-

⇒ 10 litros de leite pasteurizado
⇒ 04 colheres (sopa) de iogurte natural
⇒ 01 colher (sopa) de coalho líquido ou a dosagem recomendada pelo fabricante
⇒ 10 ml de solução de cloreto de cálcio (opcional)

queijo-cabacinha
QUEIJO CABACINHA

Modo de Preparo do QUEIJO CABACINHA:-

⇒ Regular a temperatura do leite a 35º C (usar um termômetro) e agitar um pouco.

⇒ Colocar a solução de cloreto de cálcio (opcional) e mexer.
⇒ Acrescentar o iogurte dissolvido em um pouco de leite e mexer bem.
⇒ Colocar o coalho dissolvido em um pouco de água mexendo. Cobrir o recipiente e deixar coagular (mais ou menos 40 minutos). A quantidade de coalho pode variar, de acordo com a sua qualidade.
⇒ Se o leite demorar mais de uma hora para coalhar, aumentar a dose de coalho na próxima vez que for fabricar o queijo. Se porém, coagular antes de 40 minutos, deve-se diminuir o coalho da próxima vez. Verificar o ponto de coagulação introduzindo uma faca inoxidável na coalhada. Se ela sair limpa, sem aderência de leite, indica que está no ponto.

⇒ Fazer cortes na coalhada (com faca) no sentido vertical, na largura de 1 a 1,5 centímetro. Repetir estes cortes no sentido contrário, formando um xadrez. Fazer alguns cortes no sentido horizontal e deixar repousar por cerca de 3 minutos.
⇒ Mexer a massa lentamente com uma colher ou pá de madeira fazendo movimentos em forma de oito durante 5 minutos e parar por 3 minutos. Repetir esta operação até completar 30 minutos.
⇒ Deixar dessorar.

QUEIJO CABACINHA

⇒ Após 20 minutos de dessoramento, retirar parte do soro sobrenadante e ir adicionando aos poucos água quente a mais ou menos 80º C, mexendo sempre para que a massa solte mais soro. A temperatura da mistura soro e massa não deve ultrapassar 38º C (usar termômetro). Esta temperatura deve ser atingida vagarosamente, isto é, no prazo de 10 minutos.
⇒ Após atingir 38º C, continuar a agitação por mais alguns instantes. Parar de mexer e deixar a massa se acumular no fundo e retirar todo o soro.
⇒ Colocar a massa em uma peneira bem limpa ou escorredor de macarrão bem limpo para escorrer o soro. Ao escorrer o soro, os grânulos da coalhada se juntam, formando um só bloco de massa.

⇒ Colocar o bloco de massa sobre uma tábua inclinada para escorrer o soro restante durante 18 a 20 horas a uma temperatura de 15º C a 20º C. Se a temperatura estiver mais alta o tempo de fermentação será menor.
⇒ Para saber se a massa fermentou o suficiente, fazer o teste da filagem cortando uma pequena fatia dela e colocar em uma vasilha com água à temperatura entre 80ºC e 90ºC. Mexer o pedacinho de massa com uma colher até ela amolecer. Pegar e tentar esticar. Se não arrebentar e forma um fio liso e brilhante é sinal de que está no ponto. Se arrebentar facilmente ou esfarelar é sinal de que ainda não chegou ao ponto. No entanto é preciso ficar observando para que a massa não fermente em demasia, o que a torna muito ácida e não se consegue fazer muçarela de boa qualidade.

QUEIJO CABACINHA

⇒ Estando a massa no ponto, cortar em fatias finas. Colocar metade da quantidade de fatias em uma panela e despejar água a 80º C, em quantidade suficiente para cobrir a massa.

⇒ Com o auxílio de uma pá de madeira e uma escumadeira, mexer e comprimir até se juntarem em um só bloco bem brilhante e fácil de esticar. Tomar a massa nas mãos e fazer os diferentes formatos: nozinhos, tranças, cabaças ou aquele que desejar. Se desejar muçarela em bloco, colocar a massa já manipulada, mas ainda quente, em uma forma retangular (forma de pão). Para a outra metade da massa em fatias, substituir a água quente por outra limpa, também a 80º C, e repetir o procedimento.

⇒ Mergulhar os queijos em água fria por alguns instantes para esfriar e manter a forma. A muçarela em bloco dever ser mergulhada na água fria dentro da forma.
⇒ Depois de tudo frio, retirar da água e colocar em salmoura uma xícara (chá) de sal, ou seja, 130 gramas para cada litro de água. A muçarela de formato pequeno deve ficar na salmoura por 30 minutos e a grande por várias horas. Entretanto, o tempo de salga varia de acordo com o paladar do consumidor.
⇒ Retirar o produto da salmoura, enxugar e guardar em sacos plásticos (próprios para alimentos) dentro da geladeira.

Observações:-

⇒ As cabacinhas podem ser consumidas frescas ou curadas.

⇒ Neste segundo caso, elas são penduradas pelo pescoço em ambiente fresco e arejado para se processar a cura durante uns 20 dias.

⇒ Durante este período, tomar cuidado com as moscas e varejeiras.

⇒ Convém passar nas cabacinhas uma camada de óleo de cozinha ou mergulhar em parafina derretida para evitar o excessivo ressecamento.

⇒ Se desejar um produto ainda melhor, defumar as cabacinhas, durante esse processo de cura (sabor provolone).  Postado por Arnaldo Silva Fonte:- http://www.conhecaminas.com/2017/02/aprenda-fazer-queijo-tranca-e-queijo.html




Quer aprender ou se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais:-

 ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

cursos

Culinários e Vida e Saúde

 Gostou dessa receita, deixe o seu comentário,
 curta a fanpage, compartilhe.
Carlos Freire – Editor
Deixe a sua Avaliação (estrelinhas). Obrigado




Summary
recipe image
Recipe Name
QUEIJO CABACINHA:- Esse queijo é feito da mesma receita que se faz a Muçarela.
Published On

3 pensamentos em “CABACINHA”

  1. BOA TARDE.

    EU SEMPRE FAÇO EM CASA A MUSSARELA DE LEITE CRU.
    FAÇO TRANCINHA,CABACINHA E NOZINHO,SEMPRE FIZ COM LEITE CRU.
    COLOCO O COALHO NO LEITE APÓS UMA HORA CORTO A MASSA E À PRENSO COMO UM QUEIJO FRESCAL,PORÉM DEIXO FORA DA GELADEIRA ATÉ O DIA SEGUINTE PARA A FERMENTAÇÃO.
    NO DIA SEGUINTE,ESSA MASSA ESTÁ INCHADA E CHEIO DE FURINHOS,ENTÃO EU A FATIO E COLOCO AGUÁ FERVENDO ENCIMA,EM SEGUIDA JÁ COMEÇA A PUXAR,APÓS MEXER BASTANTE MODELE A MASSA COMO QUISER. E APÓS MODELADO SÓ DEIXAR NA SAL MORA.

    MAS MINHA DÚVIDA É A SEGUINTE:

    DENTRO DESTA SEMANA FIZ O MESMO PROCESSO DE SEMPRE ,MAS POREM NÃO OBTIVE O RESULTADO DE MUSSARELA,A MASSA NÃO DERRETEU E EU QUERIA SABER O PORQUE .

    OBRIGADO.

    1. Caro CASSIUS KLEY, esta receita me foi enviada, e como sempre faço procuro a fonte (original da receita) e o autor, para poder editar. Nesse caso a fonte é http://www.conhecaminas.com/2017/02/aprenda-fazer-queijo-tranca-e-queijo.html postada por Arnaldo Silva. Se você não alterou a sua receita, usou os mesmos ingredientes de sempre e nas mesmas proporções, nenhum ingrediente diferente (marca nova), sugiro que entre em contato com o Arnaldo Silva, o autor desta receita, para poder te esclarecer melhor. Ok. Abraços.

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado