MASSA

MASSA (ALIMENTO):- Do nascer ao por do sol elas se fazem presentes em nossos dias

trigo-farinha-e-ovos

MASSA (Alimento)

Desde os primórdios da humanidade até os dias atuais as massas são um dos alimentos mais consumidos, quer pelo sabor ou na forma de seu preparo. Um pão fresquinho com a manteiga derretendo ou aquela suculenta macarronada em suas mais variadas formas de apresentação. Ou então uma bela e deliciosa pizza do seu gosto predileto. O que dizer dos lanches e almoços de fast-food, onde elas insistem em se apresentar aos nossos olhos e paladar.

trigo-farinha-e-ovos
MASSA (ALIMENTO)
Portanto do nascer ao por do sol as massas estão presentes em nossos dias. Vamos então ao artigo propriamente dito em que vamos conhecer mais sobre as MASSAS.

Em culinária, o termo massas pode referir-se a um dos seguintes conceitos:

  1. A mistura de farinha com líquidos usada para fazer pão, bolos ou outros alimentos geralmente cozidos no forno, ou fritos como as panquecas, os crepes e os pastéis;
  2. As massas alimentícias, como o espaguete, o macarrão, o cuscus ou o min da culinária oriental, que são também feitas de massa de farinha e água (e, por vezes ovos), secas e depois fervidas em água;
  3. A massa de farinha cozida em água, da culinária africana.

Índice

  • 1 História
  • 2 Massa de pão
  • 3 Massa para bolos
  • 4 Massas finas
  • 5 A massa africana

História

Sabe-se que ela começou a ser preparada logo que o homem descobriu que podia moer alguns cereais, misturar com água e obter uma “pasta” (ou massa), que poderia depois ser cozida ou assada. É difícil dizer onde e quando isso aconteceu.

Em Roma, no Século VII a.C. comia-se uma papa de farinha cozida em água, chamada pultes. Com legumes e carne era chamada de puls púnica, com queijo fresco melpuls Júlia.

Massa de pão

Massa de Pão
   Massa de Pão

Ela é basicamente uma mistura de farinha de um alimento, que pode ser trigo, centeio, lentilha ou outros, com água e sal, com uma consistência elástica que permite dar-lhe várias formas. A esta mistura básica podem acrescentar-se vários ingredientes, desde gordura a especiarias, passando por carne, geralmente curada e frutas secas ou cristalizadas, entre outros.

Existem dois tipos básicos de massa para pão:

  • Massa lêveda, a que se acrescentou levedura ou fermento, que produz pães mais ou menos macios, em que a mesma cozida tem espaços com ar, e
  • Massa simples, sem fermentos, que produz pães geralmente achatados, mais consistentes.

Massa para bolos

Os bolos e biscoitos são geralmente doces, pelo que a quantidade de açúcar é que faz a diferença entre um pão e um bolo. Para bolos e biscoitos é geralmente lêveda e o líquido principal pode ser leite ou óleo, em vez de água; para além disso, ela leva muitas vezes ovos, frutas secas ou cristalizadas.

Massas finas

Chamam-se massas finas às massas utilizadas para fazer pastéis, estendendo-se geralmente com o rolo até ficar com a espessura desejada. Existem dois tipos básicos de massas finas :

  1. A cozida, como a que é utilizada para fazer risoles; e a
  2. A crua, que é basicamente igual à de pão, podendo igualmente ser lêveda ou simples.

Entre as massas finas, podem mencionar-se :

  • massa tenra
  • massa folhada

A massa africana

Quando os europeus chegaram à África subsaariana, descobriram que a base da alimentação dos africanos era cozida em água, normalmente sem sal, com uma consistência que permitia que as pessoas tirassem pequenos pedaços que mergulhavam num molho, por vezes fazendo-lhe uma concavidade com o dedo polegar, onde introduziam o molho ou pedaços de carne.

A farinha para prepará-la pode ser de diferentes farináceos, como milho, mandioca, sorgo, inhame, ou outros.

Dado que este alimento tinha nomes diferentes nas várias línguas africanas, deram-lhes nomes nas suas próprias língua: massa, em português e porridge, em inglês. Eis alguns dos nomes usados para este alimento na África austral:

  • pap (provavelmente do português papa em diversas línguas da África do Sul;
  • lipalichi (provavelmente de porridge) em siSwati (da Suazilândia);
  • ubsa (um s sibilante) em xiTsonga (no sul de Moçambique);
  • sadzaem xiShona (no Zimbabwe);
  • nsimaou xima, ( em várias línguas do norte e centro de Moçambique);
  • ugaliem KiSwahili (na África oriental);
  • funge, infundji ou pirão, em Angola

Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Massa_(alimento)

Quer aprender ou se especializar clique e saiba mais

⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓

cursos

Culinários e Vida e Saúde

 

Gostou deste artigo, deixe o seu comentário,curta a fanpage
Carlos Freire – Editor
Dê a sua avaliação. Obrigado




Summary
recipe image
Recipe Name
MASSA (ALIMENTO)
Published On

Deixe aqui o seu comentário. Obrigado