Canja de Galinha – Chicken Soup por Eliana Pires lebre!
Deliciosa e nutritiva – Chicken Soup (canja de galinha), experimente!
Postado na Página e Grupo do Paraíso da Cozinha em 01/ 05/ 2017.
Canja de Galinha – Chicken Soup por Eliana Pires lebre!
A Canja de Galinha é considerada por muitos como alimento ideal para pessoas que se encontram adoentadas. Trata-se de uma Sopa Portuguesa feita basicamente de arroz, rica em proteínas, carboidratos, legumes e líquido, muito líquido, fundamental para a saúde.
A cultura popular atribuiu propriedades de curar a constipação, diarreia e outros males. Em algumas regiões de Portugal somente canja é servida às mulheres durante algumas semanas após o parto.
Contra gripes e resfriados é preciso fortalecer portanto o sistema imunológico. A Canja de Galinha é um prato saudável, nutritivo e que pode ajudar na recuperação do doente. Há dois elementos presentes neste prato que atuam contra gripes e resfriados: o calor e o aminoácido cisteína, presente na carne da galinha.
O caldo quente ajuda na expectoração, aumentando o movimento dos cílios pulmonares e reduzindo então o muco. O aminoácido cisteína age sobre o muco, tornando-o portanto menos espesso.
Muitos reclamam que canja não mata a fome. Mas não é bem assim. Conheço pessoas que continuam famintas mesmo após se alimentar de uma rica feijoada.
Canja da Lili…….. Chicken Soup
Caldo – Ingredientes:-
♦ Cascas e talos dos legumes e das ervas que você vai utilizar na sopa (eu usei batata, cenoura, abobrinha, chuchu, tomate, vagem)
♣ Alguns pedaços da pele do frango, e os ossos (usei sobrecoxa)
♥ Os ossos da sobrecoxa
♠ 1 dente de alho com casca amassado
♦ 1 cebola piquet
♣ 1 taça de vinho branco
♥ 1 folha de louro
♠ 1 buque garni (um amarrado de ervas aromáticas. Usei salsa, cebolinha, manjericão, alecrim)
Modo de preparo do Caldo:-
1- ) Em primeiro lugar:- Na panela de pressão bem aquecida, coloque alguns pedaços da pele do frango e deixe que frite para liberar a sua gordura. Mas retire as peles já fritas e despreze.
2- ) Caso fique com muita de gordura, retire o excesso e despreze ou então guarde para outro preparo.
3- ) Em seguida, coloque os ossos do frango neste óleo, e doure muito bem. Quando estiver bem dourado, acrescente então o dente de alho, e doure. Junte as cascas, e refogue bem.
4- ) Nesta altura, você vai estar então com um delicioso fundo de panela. Junte o vinho para deglaçar. Acrescente 2 litros de água, a cebola piquet, o buquet garni e a folha de louro.
5- ) Tampe a panela e assim que pegar pressão, abaixe o fogo, e deixe que cozinhe por 45 minutos. Deixe sair a pressão, coe o caldo, mas apertando bem os ingredientes, para que solte os sabores. Reserve.
Chicken Soup – Canja
Ingredientes:-
♦ 4 sobrecoxas de frango desossadas e sem pele picadas em cubos, e temperadas com sal e pimenta
♣ 1 batata grande
♥ 1 cenoura média
♠ Meia abobrinha
♦ 1 tomate picado
♣ 1 Chuchu
♥ 8 vagens
♠ 2 dentes de alho
♦ 1 cebola picada
♣ 1/2 copo de arroz lavado ( ou sobras de arroz o quanto baste )
♥ Sal, pimenta do reino e cheiro verde a gosto.
Utilize além disso, caso necessite, as Tabelas de Medidas (conversor)
Modo de Preparo:-
6- ) Higienize muito bem os legumes e descasque (mas reserve as cascas) e pique todos em brunoise (cubos – veja em curiosidades)
7- ) Na panela de pressão:- Coloque um fio de azeite, e doure muito bem o frango. Junte o alho, assim que estiver dourado, coloque a cebola e em seguida o tomate.
8- ) Junte então os legumes e refogue bem. Caso vá usar o arroz cru, refogue junto também. Tempere com sal e pimenta a gosto.
9- ) Coloque o caldo preparado, mas o necessário para cozinhar (caso vá usar sobras de arroz, agora é o momento de colocar). Tampe a panela e cozinhe por 8 minutos.
10-) Abra a panela, corrija o sal e a pimenta, e finalize então com o cheiro verde.
11-) Eu servi com um ovo pochê em cada prato, um fio de azeite e um pão de alho… Ficou maravilhosa, portanto um Paraíso!
Bom apetite. Por Eliana Pires Lebre.
VEJA TAMBÉM:-
Curiosidade:-
Brunoise é uma forma de cortar vegetais crus na culinária da França (cenoura, aipo, alho-porro ou outros) em pedacinhos pequenos e regulares; os vegetais em brunoise ficam em pedaços menores que em mirepoix e são normalmente usados para decorar outros pratos, como o consommé. Começa-se por um corte julienne (em palitos ou lâminas finas) e depois cortam-se transversalmente.
Quando os vegetais em brunoise são usados em cru, normalmente são branqueados, passando-os por água fervente com um pouco de sal e, logo a seguir por água fria.
Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Brunoise
Quer aprender ou então se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-
⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓
Culinários e Vida e Saúde
Gostou dessas receitas e curiosidades, deixe então o seu comentário,
curta a Página do PARAÍSO DA COZINHA, compartilhe.
Deixe a sua Avaliação (estrelinhas). Obrigado!
Carlos Freire – Editor
Cadastre-se no BLOG para receber novos artigos e receitas.
Descubra mais sobre Paraíso da Cozinha
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.