Comidas típicas
Culinária Regional – Pratos Típicos (Comidas típicas), confira!
Postado na Página e Grupo do Paraíso da Cozinha em 25 / 10 / 2015.
Comidas típicas
Aqui você vai encontrar os mais diversos e variados pratos típicos do Brasil distribuídos por região, o que vai facilitar portanto a sua procura por pratos de determinadas regiões ok.
No Brasil, as comidas regionais são muito variadas de Estado para Estado, justamente por sua grande extensão e sua colonização, o que dá então uma variedade enorme de ingredientes e sabores.
Esta diversidade está diretamente ligada a origem da população que habita cada estado.
Assim, no litoral do Nordeste há grande influência africana na culinária, com destaque para o acarajé, vatapá e molho de pimenta; no Norte há uma maior influência indígena, no uso da mandioca e de peixes; no Sudeste há pratos diversos como o feijão tropeiro e angu ligados aos bandeirantes , em Minas Gerais, e a pizza em São Paulo, influência dos imigrantes; e no Sul do país há forte influência da culinária italiana, em pratos como a polenta e também da culinária alemã. O churrasco é típico do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul.
Comidas típicas – Centro-Oeste
Pratos considerados bem Mato-Grossenses são: – Maria Izabel (carne seca com arroz ) o Pacu assado com farofa de couve, a carne seca com banana–da-terra verde, farofa de banana-da-terra madura além do tradicional churrasco pantaneiro que se desenvolveu então pelas longas comitivas de gado no pantanal.
O peixe em Mato Grosso é um alimento farto, considerado portanto como o principal nas áreas ribeirinhas. Ele pode ser comido frito, assado ou então ensopado, recheado com farinha de mandioca ou servido com pedaços de mandioca.
Os peixes de mais prestígio nas mesas locais são: o Pacu, a piraputanga, o bagre, o dourado, a cachara, a geripoca, o pacupeva, o pintado, etc.
O povo mato-grossense também aprecia o arroz com pequi, picadinho de carne com quiabo e a carne assada. Para o café da manhã, vale ainda destacar no entanto, o Bolo de Arroz e o Bolo de Queijo.
Podemos destacar a variedade de doces e licores apreciados pelos mato-grossenses. Temos como os mais famosos o Furrundu (doce feito de mamão e rapadura de cana), o doce de mangaba, o doce de goiaba, o doce de caju em calda, o doce de figo, o doce de abóbora, e outros. Como aperitivo temos além disso, o Licor de pequi, Licor de caju, Licor de mangaba, e outros.
Comidas típicas – Centro Oeste
O milho verde é também o ingrediente principal de diversos pratos, como a Pamonha, o Angu e o Curau. Outro prato tradicional de Goiás é o Empadão goiano, uma torta salgada sendo seu recheio composto de ingredientes variados e comuns da região, como o frango, a linguiça suína, o milho verde e outros. São muito apreciados os derivados da carne suína, como a linguiça, o torresmo, a pururuca e a feijoada.
O estado de Mato Grosso do Sul, recebeu muita influência países vizinhos e também indígena. Deste estado pode-se destacar portanto a culinária de influência boliviana (arroz boliviano, saltenha), paraguaia (sopa paraguaia, chipa) e japonesa (sobá, yakisoba).
Comidas típicas – Norte
Os pratos do Norte do Brasil possuem forte influência indígena e portuguesa. Pratos conhecidos incluem:
- Amaniçoba, popularmente chamada de “feijoada paraense”. Prato feito das folhas da mandioca processada, a “maniva”, e cozidas portanto por 7 dias e carne de porco, como na feijoada;
- O pato no tucupi, feito de tucupi, pato regional e folhas de jambu acompanhado de arroz branco e farinha d’água;
- O picadinho de jacaré (prato feito com a carne do jacaré);
- O pirarucu de casaca, preparado com farofa (feita de farinha d’água, ou então de farinha de mandioca), azeitonas, ovos e vinagrete com cheiro-verde;
- Os pratos com peixes, como com “filhote” (piraíba ainda pequena), pescada amarela, bijupirá, tucunaré, entre outros, acompanhados geralmente de arroz branco, farinha d’água e pirão de peixe;
- O tacacá (caldo quente, servido na cuia e composto então por tucupi, camarões secos, jambu e goma);
- O vatapá paraense, feito a base de pão com camarões secos, caldo de camarão e dendê, diferenciando-se do baiano pela ausência de amendoim, castanha-de-caju, gengibre ou então fubá;
Entre os doces e as miudezas, destacam-se:
- O açaí, servido com farinha de tapioca e açúcar ou acompanhado de carne seca ou então camarão seco e farinha d’água;
- Doces de colher feitos com frutas, como o doce de cupuaçu e o doce de bacuri. Estes geralmente são consumidos acompanhados de queijo, que pode ser queijo-cuia;
- Nolo de macaxeira;
- Biscoito de castanha-do-pará;
- Mingaus, como munguzá, mingau de tapioca, mingau de farinha d’água, mingau de banana, entre outros;
- Tapioquinha;
- Biju;
- Pudins e cremes de açaí ou então frutas típicas;
- Sorvetes de frutas regionais, como os sorvetes da rede Cairu. Um prato muito consumido também e de origem indígena é o Tacacá, feito portanto a base de tucupi e goma, com acréscimo de camarões.
Comidas típicas – Nordeste
Munguzá, iguaria doce muito consumida na região Nordeste.
Pratos característicos da Região Nordeste incluem:- a tapioca, o vatapá, a moqueca (ambos com frutos do mar e azeite-de-dendê), o baião de dois (feito de arroz e feijão, com no entanto diversas variedades).
Geralmente incluindo também carne seca, queijo coalho, manteiga da terra ou então nata), o acarajé (um bolinho de feijões brancos e cebola fritado no azeite de dendê recheado com camarões, pimenta vermelha.
O mugunzá (feito de feijão e milho, sendo doce em algumas áreas e, em outras, salgado, com linguiça),caruru (quiabo e castanhas de caju, camarões, pimenta e alho).
Outras comidas tradicionais são a farofa, a paçoca, a canjica, pamonha, a carne-de-sol, a rapadura, a buchada de bode, o queijo coalho, o siquilho, o alfinim, a panelada, a maria-isabel, o carneiro cozido e a galinha à cabidela. Um bolo originário de Pernambuco, mas que posteriormente espalhou-se pelo país é o bolo de rolo. Feito com farinha de trigo e recheio de goiabada. No Maranhão, desenvolveu-se o cuxá com base em uma erva africana, a vinagreira, recebe ainda o caruru e a língua-de-vaca, outra erva.
Na costa, são comuns os mariscos, e, em toda a região, as frutas tropicais. As mais conhecidas são as mangas, mamões, goiabas, laranjas, maracujás, abacaxis, fruta-do-conde, e cajus (a fruta e a castanha); mas são muito consumidas também frutas menos frequentes, como o cajá, a seriguela, a cajarana, a pitomba e o buriti. O pequi é também comum em algumas partes do Nordeste, como no sul do Ceará, e é usado em comidas regionais. Diversas variedades de doce são comumente produzidas a partir dessas frutas tropicais, assim como mousses e bolos.
Comidas típicas – Sudeste
Pão de queijo com café e uma garrafa de cachaça pequena, os produtos típicos de Minas Gerais.
O espeto de rojão é originário do município de Ribeirão Grande, região sudoeste do Estado de São Paulo.
Uma moqueca capixaba feita em casa.
Caranguejo com Molho, restaurante do Rio de Janeiro.
Frango à Passarinho sendo consumido em um restaurante no sul de Minas Gerais.
Em Minas Gerais, famosa pela denominada cozinha mineira, os pratos regionais incluem milho, carne de porco, queijo minas, o pão de queijo, o feijão tropeiro, angu, o tutu à mineira, elaborado então a partir uma pasta de feijão cozido misturado com a farinha de mandioca, guarnecido com ovos cozidos ou fritos, e linguiça frita. Além das quitandas, que são biscoitos a base de polvilho, sequilhos, roscas, o famoso pão-de-queijo, e doces à base de laranja-da-terra, abóbora e mamão. Típico de Minas Gerais é a utilização das panelas feitas de pedra-sabão.
No estado de São Paulo uma comida típica é o virado à paulista, o qual é feito com arroz, tutu de feijão (massa de feijão com farinha de mandioca), couve-de-folhas salgada e pedaços de carne de porco. O cuscuz brasileiro, também chamado de cuscuz paulista, Uma das iguarias mais tradicionais da cidade é portanto o pastel. A gastronomia “caipira”, vinda do interior do estado, oferece uma variada gama de pratos que fazem parte da tradição regional, como o Espeto de Rojão.
Comidas típicas
O prato local principal no Espírito Santo é a moqueca capixaba (a qual inclui principalmente peixe e tomates), diferente do prato baiano apenas no preparo, pois o último receberia então azeite-de-dendê e leite de coco. Torta Capixaba.
No Rio de Janeiro, uma das comidas típicas é a feijoada. Preparada com vários tipos de carnes suínas e bovinas, salgadas e embutidos e o feijão preto. Há também o tradicional filé com fritas, e o Picadinho Carioca. Que consiste basicamente em carne bovina cortada em filetes, com molho escuro, acompanhada portanto de arroz branco, banana a milanesa, farofa e um ovo poche.
No Rio de Janeiro se consomem peixes cozidos acompanhados de pirão. Conhecido como Peixada à Brasileira, ou então ensopado como a Sopa à Leão Veloso, peixes na brasa ou fritos, muito consumidos nas áreas de banhos de mar, e também frango ou galeto assado na brasa. Popularmente é muito consumido o refresco a base de chá mate, servido gelado.
Feijoada com diversos acompanhamentos:- arroz, mandioca frita, torresmo, laranja, caipirinha, entre outros.
Comidas típicas – Sul
No Rio Grande do Sul já é tradicional o churrasco, ou seja, carne bovina ou então ovina, dispostas em espetos. Temperadas basicamente com sal grosso e grelhadas em churrasqueiras, a base de carvão ou lenha.
No estado de Santa Catarina, o interior é de forte influência alemã, e no litoral a presença portuguesa, onde é grande a utilização portanto de peixes marinhos, camarões, e ostras.
A comida tradicional do estado do Paraná é o barreado, carne cozida em panelas de barro. Por vezes colocadas debaixo da terra para cozinharem sob o calor de lenha ou então carvão, e comida com farinha de mandioca.
O pinheiro de araucária produz o pinhão, alimento muito presente na cozinha paranaense. É consumido de várias formas: cozido, assado, e pode ser saboreado com sal, açúcar, mel ou então melado. No estado são comuns festas tradicionais que envolvem um preparo específico da comida, como o Boi no Rolete, Carneiro no Buraco e o Leitão Maturado.
Os pratos são sempre carregados de muita carne bovina e de vinhos, por conta da grande imigração italiana, que tem forte influência nos pratos. O sul foi habitado por muitos povos, por ser uma região com um clima mais próximo de certos países. Entre esses imigrantes estão os uruguaios, argentinos, açorianos, espanhóis, alemães, italianos, poloneses, ucranianos. Que trouxeram suas comidas e adicionaram portanto uma diversidade a gastronomia local.
Bebidas
Caipirinha, feita somando-se cachaça, açúcar, gelo e limão.
As bebidas alcoólicas indígenas e africanas não eram destiladas, apenas fermentadas. Havia por sua vez, três principais bebidas consumidas na África: o vinho da palma da palmeira do dendê; uma mistura de sementes, do sorgo e de milhetos amassados; e uma feita de milho. Com a criação da indústria do açúcar, os portugueses criaram também a indústria do álcool no Brasil.
Cachaça
As bebidas mais populares eram, por exemplo, a sangria. Mistura de vinho com açúcar e água e os licores de técnica local ou então importados da França e de Portugal. A cerveja tornou-se comum no século XIX, mas havia sido introduzida no país desde fins do século XVIII. Havia diversas cervejarias a princípio nas cidades litorâneas, mas depois nas maiores cidades e a Antártica e a Brahma foram fundadas em 1885 e 1888 respectivamente. Era consumida apenas em bares e botequins até a popularização da geladeira.
O café, cafezinho, demorou a se popularizar sendo consumido a princípio como remédio ou então sedativo. Atualmente, o Brasil produz uma grande variedade de vinhos brancos e tintos, além dos sucos de uva. Tem se tornado referência internacional na produção de espumantes.
Queijos
Diversos tipos de queijos são produzidos exclusivamente no Brasil. Dentre os principais queijos típicos do país, pode-se citar:
- Queijo de Colônia ou Colonial: Queijo levemente picante e saboroso, produzido no estado do Rio Grande do Sul. Principalmente no setor da serra gaúcha.
- Queijo-do-reino: Queijo esférico de superfície vermelha, com alto teor de gordura muito consumido no Sudeste e em algumas áreas do Nordeste do país.
- Queijo prato: Queijo amarelado, facilmente fatiável, consumido em praticamente todo o território nacional. Muito utilizado então em sanduíches.
- Queijo coalho: Queijo pasteurizado, fabricado no nordeste do país, mas sendo muito apreciado na forma de espetos assados na brasa. Muito consumido em churrascos nas regiões Nordeste e Sudeste.
- Queijo Minas: Queijo cru, composto de leite, sal e coalho, normalmente produzido no sul de Minas Gerais. Muito consumido portanto, durante o café da manhã.
- Queijo de Trança: Queijo branco, possui a forma de trança que lhe dá então o nome. Tem sabor semelhante ao muçarela e uma textura formada por fios.
- Requeijão Cremoso: Queijo pastoso, produzido a partir da gordura do leite, usado para acompanhar pães, torradas ou então outros pratos.
- Requeijão do Norte ou então Queijo Manteiga: Queijo cozido, amarelado de casca um pouco mais dura. Encontrado no Rio Grande do Norte e no norte de Minas Gerais.
- Artigo completo em:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_do_Brasil
Quer aprender ou então se especializar clique em um dos Cursos e saiba mais (Sempre com Novos Cursos):-
⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓
Culinários e Vida e Saúde
Gostou deste artigo, deixe então o seu comentário, curta
a Página do PARAÍSO DA COZINHA, compartilhe.
Dê a sua avaliação (estrelinhas). Obrigado.
Carlos Freire – Editor
Cadastre-se no BLOG para receber novos artigos e receitas